Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Teste ‘post-mortem’ confirma Covid-19 a mulher do Carriço


texto: Orlando Cardoso / foto: DR / Legenda: Funeral de Maurícia Oliveira realizou-se anteontem à tarde Sexta, 20 de Março de 2020

O teste ao cadáver de Maurícia de Oliveira, residente em Cabeço (Carriço) deu positivo ao novo coronavírus (Covid-19), confirmou ontem a Directora--Geral de Saúde (DGS) na habitual conferência de imprensa.
Apesar de não confirmar que a infecção estará relacionada com o falecimento da mulher, de 94 anos, Graça Freitas confirmou que foi “encontrada na necropsia” contaminação por Covid-19. Adiantou tratar-se de um procedimento ‘post-mortem’ que será seguido em outros casos, sempre que exista um “quadro clínico compatível” com o novo coronavírus.
Maurícia Fernandes de Oliveira tinha várias doenças associadas, designadamente insuficiência renal, o que lhe exigia a realização de hemodiálise. A sénior, que nas últimas semanas tinha recorrido a assistência hospitalar, faleceu nos Hospitais da Universidade de Coimbra, onde estava hospitalizada, tendo o seu funeral se realizado na tarde de anteontem para o cemitério do Carriço.
Recorde-se que Maurícia de Oliveira é mãe do homem, de 63 anos, igualmente residente naquela freguesia do concelho de Pombal, a quem foi diagnosticado infecção por Covid--19 e que se encontra internado no Hospital Distrital da Figueira da Foz.
Como noticiámos onte, a situação levou a que dezenas de pessoas da freguesia tenham sido colocadas em isolamento, sob vigilância, tendo a autoridade de saúde pública determinado, também, o encerramento de alguns estabelecimentos comerciais da localidade, por onde o doente terá passado e contactado com pessoas.
O Delegado de Saúde de Pombal, José Ruivo, tinha alertado, em declarações ao nosso jornal, para que as pessoas, sobretudo da freguesia do Carriço, se mantenham em casa, em isolamento, referindo que “em caso de algum sintoma deverão contactar a linha SNS24 ou as autoridades de saúde”.
Um apelo reforçado pelo Mu­nicípio de Pombal, solicitando que todos os pombalenses, em especial os habitantes daquela freguesia para que sejam “mais cuidadosos no cumprimento da medida de isolamento social”.
Entretanto, num comunicado emitido ontem ao início da tarde, a Câmara Municipal reforçou o apelo “à população que cumpra escrupulosamente com o definido no Estado de Emergência e cumpra com as medidas de auto-protecção difundidas pela DGS [Direcção-
-Geral de Saúde] e que acompanhe os avisos à população” tornados públicos.
No mesmo comunicado, o município alerta ainda para a existência de burlas levadas a cabo por pessoas que se apresentam alegando estar a realizar testes domiciliários ao vírus, pelo que os pombalenses não devem abrir a porta”. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu