Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Garantida a qualidade da água em tempo de pandemia


texto: Rosette Marques /foto: DR Sexta, 20 de Março de 2020

Na celebração do Dia Mundial da Água que, tradicionalmente, se assinala a 22 de Março, este ano assume particular importância perante a pandemia que assolou o mundo, sobretudo porque uma das medidas para travar a propagação da infecção pelo Covid-19 é exactamente lavar as mãos com água e sabão.
Por isso, a comemoração do Dia Mundial da Água, que se faz sem actividades, é sempre uma boa oportunidade para alertar para a importância deste recurso escasso e essencial à vida, tal como é fundamental consciencializar as pessoas para a sua utilização eficiente.
Outra reflexão prende-se com o facto de que apenas três em cada cinco pessoas no mundo inteiro têm instalações básicas para lavar as mãos, isto é, 40% da população mundial não tem lavatório com água e sabão em casa, apesar dos esforços da UNICEF, da Organização das Nações Unidas e da Organização Mundial da Saúde, que instituiu o dia 5 de Maio, como o Di Mundial da Higienização das Mãos.
De resto, é fundamental que, neste período de pandemia global, em que grande parte dos países já declararam o Estado de Emergência, a manutenção do fornecimento de água nas torneiras se mantenha em condições de excelência.
 Em Portugal, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas Residuais já emitiu um conjunto de recomendações dirigido às entidades gestoras dos sistemas de abastecimento de água, no sentido de continuar a garantir o tratamento e desinfecção da água, tal como o controlo da qualidade da água.
Estas recomendações surgem com base na Nota Técnica da Organização Mundial da Saúde, que dava conta de algumas mensagens importantes sobre a eventual presença ou disseminação de Covid-19, através da água.
Assim, a OMS refere que o vírus não foi detectado em sistemas de abastecimento de água, além de ter uma membrana exterior muito frágil que lhe confere elevada susceptibilidade perante agentes oxidantes, como é o caso do cloro, utilizado para a desinfecção da água.
De resto, a ERSAR refere ainda que os actuais processos de tratamento e desinfecção da água da torneira são eficazes na remoção do vírus. (Especial Dia Mundial da Água na edição impressa)


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu