Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

PJ e GNR alertam para ciberameaças associadas ao vírus


foto: DR Quinta, 19 de Março de 2020

A Polícia Judiciária (PJ) e a GNR estão a alertar a população para as campanhas de ciberataques que se têm observado desde início de Fevereiro de 2020 e que visam o “alarmismo social” e a “atenção mediática global sobre o tema”.
Entre os ciberataques associados ao tema Covid-19 destacam-se as “campanhas de phishing”, por e-mail, SMS ou por redes sociais, “a coberto da imagem de entidades oficiais como a Organização Mundial de Saúde, a UNICEF ou centros de investigação e laboratórios do sector da saúde, com conteúdos alusivos à pandemia, inclusive ficheiros em anexo, e orientado para a captação de dados pessoais das vítimas ou para a infecção dos seus dispositivos com malware”, explica a Polícia Judiciária em comunicado.
Além disso, assiste-se também à divulgação de plataformas digitais ou de aplicações para dispositivos móveis que “aparentam divulgar informação em real time sobre a pandemia”, como mapas dinâmicos de contágio, “que estão, na realidade, orientados para a infecção de equipamentos com malware, inclusive da tipologia do ransomware”.
De acordo com a PJ, estão também em marcha esquemas de fraude digital partilhados por e-mail ou em redes sociais, que divulgam iniciativas de recolha de donativos para falsas campanhas de compra de material médico ou de protecção pessoal.
Por fim, encontram-se também a ser enviadas mensagens de telemóvel a informar que, “de acordo com a lei, estão a ser aplicadas medidas extraordinárias para o combate ao Covid-19, e que todos os cidadãos nacionais serão vacinados, sendo garantido um reembolso dos custos pelo governo”. “Para tal, bastaria pagar uma determinada quantia indicada no SMS e através do registo no link enviado seriam posteriormente ressarcidos”, explica a PJ.
“Em face destes casos, é aconselhada extrema prudência no acesso, na recepção e na partilha de conteúdos digitais associados à temática da pandemia Covid-19, devendo dar-se prioridade a fontes oficiais e reputáveis de informação”, alerta a PJ na nota.

GNR alerta: “Não confie nem instale a APP Covid-19 Tracker’
O Comando Territorial de Leiria da GNR está a alertar, na sua página de Facebook, para o perigo de instalar a APP ‘Covid-19 Tracker’. Trata-se, segundo a GNR, de um “esquema de ransomware para equipamentos Android’, onde o utilizador é convidado a fazer o download da aplicação fora da loja Google Play, sendo que, após a sua instalação, “o malware bloqueia o dispositivo e exige um resgate de cerca de USD 100 em bitcoin”.
“Se procura informações sobre o Covid-19 e pretende manter-se actualizado, consulte a informação nos sites de fontes credíveis, como a DGS e a OMS”, recomenda a GNR. |


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu