Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Portugal e Espanha com controlo das fronteiras


Terça, 17 de Março de 2020

O controlo das fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha começou a ser feito ontem à noite, a partir das 23h00, tendo sido também suspensas a essa hora ligações aéreas, ferroviárias e fluviais entre os dois países.
Ontem, em conferência de imprensa em Lisboa, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, informou que estas medidas vão vigorar até 15 de Abril e inserem-se no combate à pandemia do Covid-19. «As fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha serão a partir das 23h00 (24h00 em Espanha) sujeitas aos controlos» e apenas nove pontos de fronteira vão estar em funcionamento, disse o ministro.
Eduardo Cabrita ressalvou que todas as deslocações que «não sejam de mercadorias ou de trabalho» vão estar impedidas entre Portugal e Espanha. «Estão impedidas todas as deslocações turísticas e de lazer entre os dois países», afirmou, referindo que nos nove pontos de fronteira «apenas será autorizada» a circulação de veículos de mercadorias, pessoal diplomático, acesso a cuidados de saúde e saída de cidadãos estrangeiros que residam em outras países da União Europeia.
Segundo o Ministério da Administração Interna, os pontos de fronteira em funcionamento são Valença-Tuy, Vila Verde da Raia-Verín, Quintanilha-San Vitero, Vilar Formoso-Fuentes de Oñoro, Termas de Monfortinho-Cilleros, Marvão-Valência de Alcântara, Caia-Badajoz, Vila Verde de Ficalho-Rosal de la Frontera e Vila Real de Santo António-Ayamonte.
 O ministro anunciou também que a partir das 23h00 de ontem seria suspenso o tráfego aéreo entre Portugal e Espanha, bem com as ligações ferroviárias e as duas ligações fluviais que existem no Minho e no Algarve.
«Foi decidido que seria suspenso o tráfego aéreo entre os dois países. A partir de hoje (ontem) não teremos voos entre os aeroportos nacionais e os aeroportos espanhóis», disse Eduar­do Cabrita, acrescentando que estão também suspensas a atracagem de embarcações de recreio e desembarque de passageiros em marinas.
«Estas restrições correspondem às regras europeias de gestão de fronteiras e integram-se nas orientações ontem aprovadas na reunião de ministros da Saúde e da Administração Interna» da União Europeia, afirmou ainda.
A declaração de Eduardo Cabrita foi feita ao mesmo tempo que a do ministro do Interior espanhol em Madrid.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu