Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Noruega, Dinamarca e Lituânia encerram escolas e universidades


Quinta, 12 de Março de 2020

A Noruega e a Lituânia decidiram fechar creches, escolas e universidades durante pelo menos duas semanas, uma medida que o Governo dinamarquês também decidiu adoptar sem mencionar o período de encerramento.
Em Oslo, capital da Noruega, foram proibidas reuniões com mais de 50 pessoas e o palácio real norueguês indicou que todos os compromissos oficiais até o início de Abril serão cancelados ou adiados. "Estamos em território desconhecido, aqui", salientou a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, citada pela agência Bloomberg, em conferência de imprensa de emergência realizada na quarta-feira à noite. "Nunca experimentámos algo assim antes", acrescentou.
Os Governos escandinavos estão a impor medidas de emergência para isolar os cidadãos, num esforço para impedir a propagação do novo coronavírus.
Os dinamarqueses foram aconselhados a parar com os apertos de mãos e os abraços quando cumprimentam e todos aqueles que podem trabalhar a partir de casa foram instados a fazê-lo.
Os decretos ocorreram pouco depois de a Organização Mundial de Saúde declarar na quarta-feira o a doença Covid-19 como pandemia e de apelar aos Governos que intensificassem os seus esforços para combater o contágio.
"Todos os empregadores do sector privado são incentivados a garantir que o maior número possível de funcionários possa trabalhar em casa", sublinhou Frederiksen.
A Lituânia suspendeu concentrações com mais de 100 pessoas e encerrou museus, cinemas e clubes desportivos.
Na capital, Vilnius, o isolamento foi anunciado para durar cinco semanas.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu