Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Ex-líder da Iniciativa Liberal critica "concentração de poder" na capital


Terça, 10 de Março de 2020

O ex-líder da Iniciativa Liberal, Carlos Guimarães Pinto, criticou hoje as desigualdades entre Lisboa e o resto do país, apontando que isto se verifica “por escolha política”, com o poder cada vez mais concentrado na capital.
Falando na segunda Convenção da Europa e da Liberdade, em Lisboa, Carlos Guimarães Pinto apontou que a “maior desigualdade" verifica-se entre a capital e o resto do território nacional, sendo também a que se faz “cada vez mais sentir”.
“É uma escolha política, Portugal é um dos países mais centralistas da União Europeia. É um dos países que, por escolha política, mais poder se concentra na capital, mais negócios do Estado se concentram em torno de Lisboa”, criticou.
Falando num “círculo vicioso”, o ex-líder apontou que “esta concentração de poder político inevitavelmente arrasta poder económico e o poder mediático”, o que faz com que se registe “menos poder no resto do país”, e leva a “um país mais desigual”.
“A concentração de tanto poder num espaço geográfico tão pequeno permite que círculos de poder político, empresarial e mediático de interceptem tanto ao ponto de se tornarem indistintos”, acrescentou, salientando um aumento no “nepotismo”, que “não é um exclusivo da política”.
Carlos Guimarães Pinto, que foi cabeça de lista da Iniciativa Liberal pelo Porto às eleições autárquicas de Outubro, criticou também as escassas oportunidades de mobilidade social em Portugal. “A esmagadora maioria das pessoas neste país, por muito boas que sejam, não podem aspirar a chegar a altos cargos na política ou nas empresas”, concretizou, defendendo que “o acesso a esses lugares não pode estar restrito a quem tem o apelido certo ou pertence a uma qualquer organização secreta”.
Falando em desperdício de “grande capital humano”, o ex-candidato criticou também que Portugal seja “um país centralista com elites fechadas”. “E a direita cala-se sobre o centralismo porque tem medo que, se se falar demasiado sobre centralismo, se vai acordar o mostro da regionalização. E porque, até hoje, nunca pensou numa alternativa decente e coerente à regionalização para a descentralização”, salientou.
Num evento conotado com forças políticas à direita, o ex-líder da Iniciativa Liberal (que deixou o cargo depois de o novo líder, João Cotrim Figueiredo, ter sido eleito deputado à Assembleia da República) apontou que, “para muitos dos que hoje falam em nome da direita, a mobilidade social importa muito pouco” porque “não é um tema que desperta paixões”.
A direita, continuou, “cada vez mais disfarça menos o seu apego por quem tem discursos autoritários, intolerantes, opostos ao que sempre foram os valores da sociedade ocidental” e responde “ao ridículo do politicamente correto com o ainda mais ridículo politicamente javardo”. “Se a direita não serve para oferecer uma política alternativa, de mobilidade social e de esperança, então podem fazer as tertúlias que bem entenderem, organizar movimentos que bem entenderem, as sessões de masturbação intelectual colectiva que bem entenderem… se a direita não conseguir oferecer uma alternativa política de mobilidade social, de coesão territorial, então a direita não servirá para nada”, concluiu.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu