Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

EUA/Eleições: Bloomberg desiste nas primárias democratas a favor de Joe Biden


Quarta, 04 de Março de 2020

O bilionário Mike Bloomberg desistiu hoje da sua candidatura nas primárias democratas para as eleições presidenciais nos EUA e endossou o ex-vice-Presidente Joe Biden.
O bilionário e ex-‘mayor’ de Nova Iorque desistiu da corrida presidencial depois de maus resultados na “superterça-feira”, quando decorreram eleições em 14 estados e um território, tendo apenas conseguido uma vitória na Samoa Americana e apenas 44 delegados no total.
Michael Bloomberg gastou mais de 400 milhões de euros da sua fortuna pessoal na campanha eleitoral, mas hoje reconheceu que o seu esforço não permitiu passar a sua “mensagem política”. “Há três meses, apresentei a minha candidatura presidencial para vencer Donald Trump. Hoje, retiro-me da corrida pelo mesmo motivo: vencer Donald Trump, porque ficou claro para mim que continuar tornaria mais difícil conseguir isso”, explicou Bloomberg.
Michael Bloomberg chegou tarde às primárias democratas, abdicando de participar nas primeiras eleições e entrando nos boletins de voto apenas nesta “superterça-feira”, com um programa eleitoral próximo das ideias de Joe Biden.
Usando a sua imensa fortuna pessoal, Bloomberg conseguiu uma relevante presença nas sondagens, graças a uma intensa campanha publicitária nos meios de comunicação social, mas sofreu um forte revés num dos debates televisivos, em que foi confrontado com acusações de processos judiciais por assédio sexual nas empresas que dirige.
O ex-‘mayor’ de Nova Iorque disse que apoia o candidato Joe Biden, que venceu vários dos desafios eleitorais na terça-feira, recuperando da desvantagem em que se encontrava após as primeiras eleições, em que o senador Bernie Sanders tinha obtido importantes vitórias.
Bloomberg junta assim o seu apoio aos de dois outros candidatos que desistiram este fim de semana a favor de Joe Biden, Peter Buttigieg e Amy Klobuchar, engrossando uma coligação moderada que se procura opor ao favoritismo nas sondagens de Sanders.
Com vários resultados das eleições de terça-feira ainda por apurar, Joe Biden tem 453 delegados eleitos, contra 382 de Bernie Sanders, deixando o jogo das democráticas na mão destes dois candidatos, que levam forte vantagem sobre os outros dois candidatos ainda no terreno: Elizabeth Warren e Tulsi Gabbard.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu