Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Lançada petição para criar registo nacional de diabetes tipo 1


Quinta, 06 de Fevereiro de 2020

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) lançou hoje uma petição para levar o Ministério da Saúde a criar um registo nacional de diabetes tipo 1, que deverá ser actualizado anualmente. “Pelas suas implicações, a diabetes tipo 1 exige uma abordagem muito própria e de grande exigência. E, apesar do aumento da sua incidência e prevalência, não existe, em Portugal, um programa estruturado e coerente que aborde a diabetes tipo 1 em todas as idades”, refere a APDP em comunicado.
Para o presidente da associação, José Manuel Boavida, “um registo nacional actualizado que permita a aquisição de mais e melhor conhecimento científico sobre a real dimensão da diabetes, permite pensamento crítico para uma melhor definição das políticas de saúde relacionadas com a doença e para o enquadramento de novas perspectivas terapêuticas a nível imunológico e tecnológico”.
A concretização de um registo nacional em vários países da Europa foi um ponto de partida para promover estratégias mais eficientes de controlo da doença, refere a associação, adiantando que a educação terapêutica, o acompanhamento multidisciplinar, o autocontrolo e a autogestão são ferramentas fundamentais para quem vive com esta patologia.
“A diabetes tipo 1, doença que se pode desenvolver em qualquer idade, é ainda pouco conhecida pela população em geral, dos decisores de políticas de saúde e frequentemente confundida com a diabetes tipo 2, muito mais prevalente. Uma gestão eficiente da doença com dados actualizados é crucial”, sublinha José Manuel Boavida em comunicado.
Por estas razões, os peticionários pedem à Assembleia da República que recomende ao Ministério da Saúde a concretização de um registo nacional de diabetes tipo 1, actualizado anualmente.
A petição, disponível em https://participacao.parlamento.pt/initiatives/1051, tem o apoio da Associação Mellitus Criança, do Grupo Diabéticos, da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, da Secção de Endocrinologia e Diabetologia Pediátrica da Sociedade Portuguesa de Pediatria e do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.
Estima-se que em todo o mundo 1,1 milhão de crianças e adolescentes com menos de 20 anos, tenham diabetes tipo 1, sendo uma das doenças crónicas mais comuns na infância, mas também pode aparecer em adultos e até em idosos.
Pessoas com diabetes tipo 1 necessitam de terapêutica com insulina para toda a vida porque o pâncreas deixa de a poder fabricar.
A causa deste tipo de diabetes não é, ainda, plenamente conhecida e não está directamente relacionada com hábitos de vida ou de alimentação menos correctos.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu