Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Juro comer, beber e conviver!”


Alberto Oliveira e Silva Domingo, 19 de Janeiro de 2020

Os 33 confrades da Confraria Gastronómica de Santo Amaro foram ontem entronizados, co­mo se impunha, na Capela de Santo Amaro, em Beduído, freguesia do concelho de Estarreja. Marco Pereira, investigador da história local, que, com José António Marques, presidente da Junta de Beduído e Veiros, tomou a iniciativa fundadora, é o primeiro Grão Mestre.
Apresentada a 15 de Janeiro de 2019, a entidade foi legalmente formalizada em Março do ano passado, tendo ontem realizado o seu primeiro Capítulo. “Juro comer, beber e conviver!”, disse cada um dos confrades, assentando “praça” nu­ma instituição que, abraçando a história da freguesia e do município, pretende divulgar a carne de vaca assada de raça marinhoa, assim como a dobrada e o peixe frito da terra.
Antes da cerimónia, Marco Pereira deu conta da história que também esteve na origem da Confraria. Nomeadamente, referiu que uma primeira referência documental a uma Capela de Santo Amaro data de 1623, salientando que a Fei­ra de Santo Amaro foi criada em 1662.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu