Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

‘Canções de Roda’ querem despertar os mais novos para um mundo de brincadeira


Texto: Helena Amaro / Foto: DR Quinta, 16 de Janeiro de 2020

Lembra-se de ‘Ah,Ah,Ah, Minha Machadinha’, ‘Indo Eu, Indo Eu, A Caminho de Viseu’, ou ‘Ó Rosa arredonda a saia’? E os seus filhos? Já ouviram estas canções de roda? Pois bem, o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, tem uma proposta: amanhã, pelas 21h30, Ana Bacalhau, Vitorino, Sérgio Godinho e Jorge Benvinda sobem ao palco, acompanhados pelo Coro Infantil do Orfeão de Leiria, para cantar e dançar músicas do imaginário colectivo, num espectáculo saudosista, mas com uma mensagem clara a transmitir.
“O público vai assistir a um espectáculo de memórias”, com “uma série de canções que fazem parte do nosso imaginário, o imaginário mais brincalhão que nós tínhamos. São canções que fazem parte do reportório de tradição”, explica Jorge Benvinda.
Em entrevista ao nosso jornal, um dos elementos do projecto ‘Canções de Roda, Lenga Lengas e outras que tais’, apresentado amanhã em Leiria, afirma ainda servir “para trazer esta oralidade e melodias antigas para os dias actuais, para que os pais também possam mostrar aos filhos as brincadeiras deles”.
“É um reavivar de memórias e de saudades e que nos vai voltar a fazer lembrar de muita brincadeira e passar para os nossos filhos”, acrescenta o músico.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu