Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Reanimar a Brincar” ensina às crianças gestos simples que salvam vidas


Catarina Tomás Ferreira Quinta, 09 de Janeiro de 2020



‘Reanimar a Brincar’ é o nome do projecto que ensina às crianças regras de suporte básico de vida através da música e de desenhos animados que os mais pequenos tão bem conhecem. João Nunes, bombeiro em Santa Comba Dão, Regina Martins, enfermeira em Coimbra, e Helga Vilão, técnica de emergência pré-hospitalar do INEM em Coimbra, são os mentores deste projecto, que se baseia numa ideia espanhola, e que está a percorrer escolas do distrito de Viseu e de outros pontos do país, de forma gratuita.

Graças a esta ideia, mais de 1.000 crianças, entre os quatro e os 12 anos, já aprenderam a ligar para o 112 quando estão perto de uma vítima inconsciente a respirar, como colocar essa vítima em posição lateral de segurança para não obstruir a via aérea em caso de vómito e como reanimar uma pessoa que está em paragem cardio-respiratória.
Os profissionais recorrem aos desenhos animados, como o bombeiro Rafa, o bombeiro Sam e a Doutora Brinquedos, para cativar as crianças e mostrar-lhes a importância de todos estes gestos. FOTO: DR



Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu