Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Palavra passa Palavra” ajuda Castigo a fintar o destino


Luís Ventura Quarta, 30 de Dezembro de 2020

A equipa masculina de basquetebol da Ovarense sensibilizou-se com a história do moçambicano Castigo Dessa, de 22 anos, um dos jovens mais promissores do basquetebol adaptado na província de Sofala, em Moçambique.

Castigo Augusto Dessa já passou por muitos preconceitos e humilhações na sua vida, devido à sua deficiência. “Demiti-me do meu trabalho porque já não aguentava aquela humilhação”, disse.

Para ajudar pessoas com deficiência como Castigo, a UNICEF criou uma parceria com a “Light for the World”, em Moçambique, para proporcionar inclusão a crianças, adolescentes, mulheres e homens com deficiência, na província de Sofala.

Através da Associação Desportiva para Pessoas com Deficiência, apoiada pela “Light for the World”, com a ajuda da Cooperação Austríaca para o Desenvolvimento e UNICEF, Castigo tem novamente motivos para sorrir e acreditar num futuro melhor.

Castigo não aceita o estigma que o seu nome carrega. Órfão de mãe desde tenra idade, deixou de andar aos 12 anos, depois de ter sido mordido por um rato. Isso não o fez parar, nem queixar. Trabalhou num cinema local, onde cobrava os bilhetes de entrada. Teve que aguentar pessoas que preferiam atirar-lhe o dinheiro para o chão para não terem que tocar-lhe nas mãos. “Por isso, agora estou a trabalhar como ajudante de mecânico e arranjo bicicletas”, revela.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu