Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Criador da World Wide Web anuncia iniciativa global contra excessos na internet


Segunda, 25 de Novembro de 2019

O criador da World Wide Web, Tim Berners-Lee, anunciou uma iniciativa global contra os excessos na internet, uma acção apoiada por empresas como a Microsoft, Google e Facebook e ainda pelos governos de França e Alemanha.

Mais de 150 organizações aderiram a este plano de acção que visa "interromper os crescentes abusos na rede", apontou a World Wide Web Foundation em comunicado.

Este é "um roteiro para construir uma internet melhor", disse Tim Berners-Lee citado no comunicado. "Os governos devem fortalecer as leis e a regulamentação do mundo digital, e os grupos devem fazer mais para garantir que os benefícios não sejam à custa dos direitos humanos e da democracia", apontou.

Os cidadãos, lê-se no comunicado, devem proteger os seus dados e "incentivar conversas 'online' equilibradas", referindo-se ao assédio, insultos, a crescente subida de movimentos antidemocráticos e desinformação.

Em 1989, Berners-Lee criou um "sistema de gestão de informações descentralizado", que se tornara a certidão de nascimento da Web, quando trabalhava no Cern Computing Center, perto de Genebra.

Trinta anos depois, Berners-Lee estabelece um "contrato para a Web" para garantir a veracidade das informações.

O contrato propõe uma estrutura para proteger a privacidade e os dados pessoais 'online' com leis nacionais claramente definidas que dão às pessoas maior controlo sobre os dados recolhidos sobre estas.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu