Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Sismo de 3,9 na escala de Richter nos Açores, o terceiro sentido em menos de 24 horas


Quarta, 06 de Novembro de 2019

Um sismo de magnitude 3,9 na escala de Richter foi sentido hoje de madrugada no Faial, com epicentro a cerca de 31 quilómetros do Capelo, o terceiro na ilha em menos de 24 horas.

De acordo com Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) O sismo foi registado às 00:25 locais (menos uma hora do que em Lisboa). “De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) em Praia do Norte e Feteira, concelho de Horta (ilha do Faial). O evento foi ainda sentido com intensidade III nas freguesias de Matriz e Praia do Almoxarife”, apontou em comunicado o CIVISA. “O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação”, acrescentou.

Este é o terceiro sismo sentido no Faial em menos de 24 horas.

Um sismo de magnitude 3,8 na escala de Richter foi na terça-feira à noite sentido na ilha do Faial, com epicentro a cerca de 32 quilómetros do Capelo.

Já na manhã de terça-feira, um sismo com magnitude de 4,4 na escala de Richter também foi sentido perto da freguesia do Capelo, na ilha do Faial, grupo central dos Açores, segundo o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros do arquipélago.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excepcional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu