O Halloween, ou Dia das Bruxas, tem ganho cada vez mais adeptos em Portugal. Mas, se é verdade que a tradição já espalhada pelos quatro cantos do mundo, criada na Europa há dois mil anos pelo povo Celta, é resultado da globalização em que vivemos, também é verdade que o marketing faz o resto.Por estes dias, não há como escapar a montras alusivas às bruxas, bonecas assustadoras, máscaras, teias de aranha, tudo o que meta medo. As lojas ‘aperaltam-se’ a rigor, as pastelarias confeccionam produtos adequados à época, os supermercados apostam em artigos temáticos. Há máscaras à venda, o cinema ajusta os seus filmes à efeméride, tudo para celebrar uma tradição que não é portuguesa, mas cujo sucesso junto dos portugueses faz com que qualquer promotor aposte naquela que é considerada a noite mais assustadora do ano.Até mesmo os mais novos já entraram no comboio das doçuras e travessuras. Hoje em dia, as crianças já perguntam ‘Doçura ou Travessura?’ no lugar do ‘Pão por Deus’.
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