Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Volta à Murtosa junta 250 amantes da bicicleta


Alberto Oliveira e Silva Segunda, 28 de Outubro de 2019

“Ele gosta de andar de bicicleta e é altura de se iniciar nestas andanças”. Com ano e meio, o pequeno Guilherme acompanhou a sua mãe, Sílvia Silva, na 10.ª edição da Volta à Murtosa em Bicicleta, versão passeio cicloturístico, que ontem se realizou, como sempre passando por todas as freguesias do município.

Como nos explicou Joaquim Baptista, presidente da Câmara da Murtosa, no concelho “as crianças aprendem a andar de bicicleta antes de começarem a aprender a ler”.

Vincando que o evento “é uma manifestação familiar”, muito virado para o convívio e a fruição dos encantos naturais da terra, o autarca assinalou a participação de 250 pessoas, com nota de que até seriam mais, caso ontem quatro colectividades não tivessem também realizado eventos.

Esta realização é uma parceria entre a autarquia e o movimento associativo local, encerrando a época de cicloturismo que se inicia, a cada ano, com a “Primavera Ciclável”, organizada pela Câmara Municipal. Esta volta costuma acontecer em Setembro, mas as recentes eleições Legislativas empurraram-na para o final deste mês.

Joaquim Baptista salientou a “acção contínua de promoção do uso da bicicleta no quotidiano”, que é assumida pelo seu Executivo. Sublinhou que é uma política que, a par das excelentes condições do território concelhio para o pedalar, tem dado frutos, com – disse – as famílias do concelho a terem mais bicicletas do que membros do agregado.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu