Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

A celebração do povo do mar em Espinho


Terça, 10 de Setembro de 2019

 

Carolina Deslandes é a principal figura do cartaz de animação da Festa em Honra de Nossa Senhora da Ajuda, que Espinho viverá entre os dias 13 e 16 deste mês. A cantora apresentar-se-á no próximo sábado, a partir das 22 horas, no palco principal, situado na Avenida Maia Brenha.

A Majestosa Procissão com a Bênção ao Mar e as ruas decoradas com tapetes de flores cumprirão a tradição e, como sempre, mobilizarão os locais, assim como vão atrair muitos forasteiros à cidade. Nota ainda para outros espectáculos musicais e para o fogo-de-artifício lançado da Praia da Baía.    

O programa começará a ser cumprido na noite de sexta-feira, a partir das 22 horas, com a actuação de João Só, no palco principal. Ainda no sábado, assinale-se o “Despique” entre a Banda Música da Cidade de Espinho e a Banda Musical de S. Tiago de Silvalde, com saída da Capela de Nossa Senhora da Ajuda, marcada para as 15.30 horas, e concerto agendado para as 20 horas, no Largo Municipal.

Nossa Senhora da Ajuda é a Padroeira dos Pescadores, que, com as suas famílias, a Ela recorrem em momentos de especial dificuldade. Nesta festa, uma das formas de homenagem é a construção dos tapetes de flores, que ornamentarão as ruas para a procissão. Este trabalho será feito no sábado e no domingo durante a manhã, com a utilização de sal e de muitas flores.

Os tapetes floridos, que nascerão nas ruas 2, 19, 18 e 23, irão assumir a condição de formas de arte efémeras, marcadas pela cor e pelo expressar dos temas e símbolos do viver local e do seu sentir religioso.

No domingo, a missa solene vai realizar-se, a partir das 11 horas, no Adro da Capela de Nossa Senhora da Ajuda. A procissão pelas ruas da cidade decorrerá a partir das 16.30 horas. À noite, a animação será garantida pelo grupo musical Kapittal, que dará entrado no palco da Avenida Maia Brenha às 22 horas.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu