Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Juntos por Moçambique prevê angariar 50 mil euros de apoio para vítimas


Segunda, 29 de Abril de 2019

A comunidade portuguesa de Toronto, no Canadá, prevê atingir o objectivo de angariar 50 mil euros de fundos a favor das vítimas do ciclone Idai em Moçambique, disse hoje à agência Lusa uma fonte da campanha. "O nosso objectivo era alcançar os 50 mil euros. [Pelas estimativas], penso que os vamos alcançar. Esta meta demonstra que fomos realistas com aquilo que contávamos", afirmou Dario Amaral, coordenador do departamento de português da CHIN Radio.

A iniciativa solidária ‘Juntos por Moçambique’ é uma organização conjunta da CHIN Radio, com a Associação Cultural do Minho, Casa das Beiras de Toronto, Casa dos Poveiros de Toronto, Clube Português de Mississauga, os jornais Sol Português e Voice, e do TNTfx.

A campanha dividiu-se em duas fases, nos dias 10, 11 e 12 de Abril, com uma maratona radiofónica, e este domingo, com um megaconcerto que teve lugar no salão do sindicato da construção Liuna Local 183, no norte de Toronto. "Há uma dinâmica muito boa, porque quando as pessoas acreditam nestas causas, apoiam e a comunidade une-se", acrescentou Dario Amaral.

Cerca de 300 convidados assistiram à actuação de mais de 20 artistas e músicos comunitários, mostrando que a comunidade portuguesa no Canadá "está unida" por uma causa. "Nós hoje estamos bem, nunca sabemos quando vamos estar mal. Dar uma ajuda enche-me o coração. Gosto de ajudar por isso decidi participar", sublinhou a fadista Clara Santos.

Para o músico moçambicano residente em Toronto Jordão Macuacua, "quando há situações catastróficas" tem de haver ajuda mútua. "Este concerto representa união, porque estamos a ajudar-nos uns aos outros. Estou aqui para participar", realçou.

Os lucros, cerca de 50 mil euros, vão reverter para a aquisição de máquinas purificadoras de água, a distribuir nas aldeias limítrofes à região da Beira. "Serão essas as aldeias próximas da Beira a serem beneficiadas, como tinha já tinha sido definido. Esta é uma solução também para o futuro dessas comunidades", disse Dario Amaral. "Todos nós, se tivermos sede, nem precisamos de abrir uma garrafa de água, porque a água da torneira é potável", mas as pessoas em Moçambique "nem água têm para beber", lamentou por seu lado a presidente da Casa dos Poveiros de Toronto, Linda Correia.

O ciclone Idai atingiu a região centro de Moçambique, o Maláui e o Zimbabué em 14 de Março.

Em Moçambique provocou 603 mortos, mais de 1.600 feridos, e afectou mais 1,5 milhões de pessoas, segundo as autoridades locais.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu