Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Bandas no centro do “maior momento cultural” das Terras de La Salette


Alberto Oliveira e Silva Domingo, 17 de Fevereiro de 2019

O Mercado à Moda Antiga vai regressar ao coração de Oliveira de Azeméis nos dias 18 e 19 de Maio, para a 23.ª edição do “maior momento cultural” das Terras de La Salette, que agrega o movimento associativo concelhio em torno da recriação de vivências antigas.

Este ano, as seis bandas do concelho – de Carregosa, Fajões, Cucujães, Loureiro, Pinheiro da Bemposta e Santiago de Riba-Ul – estarão em destaque no evento que, sublinhou, ontem, Joaquim Jorge, presidente da Câmara, homenageará o seu “trabalho de promoção da cultura oliveirense”. O autarca vincou que estas instituições “são escolas de valores e de formação de talentos”. 

Martinho Gomes, presidente da Sociedade Filarmónica Cucujanense, considerou “muito positivo” o acto de relevar o trabalho das bandas do concelho, tendo salientado que a distinção representa “um incentivo”, sendo também factor de “responsabilização” para estas entidades.

A Filarmónica de Cucujães foi fundada em 1891, mas o seu trajecto teve alguns períodos de “marcar passo”. Reactivada em 2000, conta actualmente com cerca de 40 elementos no activo e com uma escola de música com uma vintena de alunos.

 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu