Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Aveiro: Enfermeiros denunciam “caos” nas Urgências


Sexta, 08 de Fevereiro de 2019

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) diz que o Serviço de Urgência do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, designadamente no Hospital de Aveiro, se encontra “em ruptura” - a instituição fala mesmo em “caos” instalado na unidade de saúde aveirense e assinala que é “urgente” a entrada de novos profissionais. “Não sendo esta uma situação nova, verificamos que a mesma se tem vindo a agudizar sem que tenham sido tomadas medidas no sentido de a colmatar”, refere a instituição, através da sua Direcção Regional de Aveiro.

O Conselho de Administração do CHBV reagiu à posição assumida pelo sindicato, negando a “situação de caos” aludida pelos enfermeiros. A direcção hospitalar lembra que “a situação actual da Urgência se enquadra num pico de afluência contingencial”, notando que a afluência - quer em Aveiro quer em Águeda - “tem vindo a aumentar desde o início do mês de Janeiro, o que coincide com o aumento da actividade gripal”.

“O CHBV accionou, à semelhança de anos anteriores, o Plano de Contingência que, entre outras medidas, contempla a abertura de 43 camas extra e o reforço das equipas médicas, de enfermagem e assistentes operacionais”, esclarece.

A administração acrescenta que, se comparado com o mesmo período do ano anterior, a média da procura é “equivalente”, sendo que “os profissionais do CHBV têm respondido com elevado empenho e profissionalismo, com garantia da segurança dos doente e o tratamento de todos os que acorrem ao Serviço de Urgência”.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu