Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Nova edição de BD japonesa “Akira”, revista pelo autor, sai em Portugal


Terça, 11 de Dezembro de 2018

A banda desenhada japonesa futurista "Akira", de Katsuhiro Otomo, é reeditada esta semana em Portugal, numa edição restaurada e revista pelo autor, 36 anos depois da primeira publicação, revelou a editora JBC Portugal. "Akira", publicado pela primeira vez em 1982 e editado em Portugal nos anos 1990, é uma das mais conhecidas obras de BD de ficção científica do Japão, com a acção centrada numa cidade - Neo Tokyo - devastada pelos efeitos de uma terceira guerra mundial.

Segundo a JBC Portugal, a nova edição de "Akira" foi desenvolvida por Katsuhiro Otomo, de forma a que seja entendida como a edição definitiva da obra, com os materiais originais a serem restaurados e digitalizados.

Cada um dos seis volumes desta reedição terá em média 350 páginas a preto e branco, com a leitura a proceder-se da direita para a esquerda, de forma a aproximar a edição portuguesa do original japonês. "Tudo isso foi feito para aproximar ao máximo a experiência de leitura japonesa: o manga português, com excepção da língua, é exactamente igual ao publicado no Japão", referiu o editor Júlio Moreno.

Katsuhiro Otomo, 64 anos, é considerado uma das referências da manga, e "Akira" ajudou a popularizar a BD japonesa no Ocidente.

Otomo, que também fez o filme "Akira", é autor de outras obras como "Gun Report" (1973), "Fireball" (1979), "Domu" (1980) e "Mother Sarah" (1990-2004), ilustrado por Takumi Nagayasu. Em 2015, foi o primeiro autor asiático a vencer o Grande Prémio do Festival de BD de Angoulême, em França. A editora JBC Portugal começou a publicar manga em Portugal no verão passado, iniciando o catálogo com "The Ghost in the Shell", de Shirow Masamune. Editou também "Ataque dos titãs", de Hajyme Isayama, e "O cão que guarda as estrelas", de Takashi Murakami. O primeiro volume de "Akira" será apresentado no sábado pelo editor Júlio Moreno, na livraria Kingpin, em Lisboa.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu