Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Morreu o comendador José Batista de Matos


foto: DR Terça, 03 de Julho de 2018

José Batista de Matos, dirigente associativo, antigo conselheiro das comunidades portuguesas e rosto da emigração lusa no Museu Nacional da História da Imigração em Paris, natural de Alcanadas, Batalha, morreu no domingo à noite,  aos 84 anos. A notícia foi confirmada à Lusa pela sua filha, Ascenção Matos, que adiantou que o funeral realiza-se amanhã, pelas 11h00, na sua aldeia natal, Alcanadas, na Batalha.
O emigrante foi membro fundador e dirigente da Associação Portuguesa de Fontenay-sous-Bois, inaugurou o primeiro monumento ao 25 de Abril de 1974, fora de Portugal, em Fontenay-sous-Bois, trabalhou na geminação da cidade com a Marinha Grande, foi Conselheiro das Comunidades durante oito anos e publicou dois livros: ‘História, cultura e tradições das Alcanadas’ (2005) e ‘Uma vida de militância cívica e cultural”‘(2011). (...).

A Câmara Municipal da Batalha decretou ontem três dias de luto municipal pelo falecimento súbito do Comendador José Batista de Matos. Paulo Santos, presidente da Câmara da Batalha, refere que “é com profunda tristeza que recebi a notícia do falecimento de José Batista de Matos, um ilustre batalhense e um homem extraordinário na defesa dos interesses dos seus concidadãos em Paris”.  O autarca batalhense endossa à sua esposa filhos e demais familiares “uma palavra de profundo pesar”.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu