Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Mariano Gago condecorado em Leiria


Foto: Luís Filipe Coito Quinta, 17 de Maio de 2018

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou ontem José Mariano Gago com a Grã-Cruz da Ordem de Sant'Iago da Espada, insígnia que entregou à mãe do cientista e ex-ministro da Ciência já falecido.
"Um obrigado especial a Mariano Gago pelo seu exemplo inspirador, que também merece a Grã-Cruz da Ordem de Sant'Iago da Espada, com que decidi condecorá-lo. É um reconhecimento justíssimo a quem tanto soube e pôde fazer por Portugal", adiantou Marcelo Rebelo de Sousa na cerimónia do Dia Nacional dos Cientistas, que se comemorou em Leiria.
O Presidente da República apelou para que não se deixe "nunca cair a aposta na ciência" e que "não se perca jamais o legado de José Mariano Gago, que era um legado caracterizado por um horizonte amplo, rasgo criativo, uma liderança pessoal e institucional e uma obsessão quanto à eficácia na acção". "Neste dia dedicado aos cientistas, quero testemunhar a profunda gratidão de Portugal e dos portugueses para com José Mariano Gago. Evocando a sua memória de forma muito saudosa. Agora que nos deixou e cada ano que passa sobre o momento da separação é um ano que faz sobressair a importância da sua presença no passado, mas também da sua presença hoje e amanhã", sublinhou o Presidente da República.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu