Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Leiria não se sente ameaçada por Coimbra na disputa a Capital Europeia da Cultura


Texto: Helena Amaro / Foto: CML Segunda, 05 de Fevereiro de 2018

O vice-presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Lopes, assegura que Leiria não se sente ameaçada pela candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027, justificando a declaração por existir uma região unida e com “enorme potencial”.
“A candidatura de Coimbra é vista como uma inevitabilidade. Foi apresentada como uma proposta meramente eleitoral. Não tem a coesão que tem a nossa. A nossa candidatura tem uma dimensão regional muito maior e com um enorme potencial porque trabalhamos em rede, estamos totalmente unidos, coisa que não acontece em Coimbra e, no meu entender, acaba por ser um dos pontos fracos”, afirmou Gonçalo Lopes, na sexta-feira, à margem da apresentação da programação cultural de Leiria para este ano.   
Gonçalo Lopes admite que Coimbra tem pontos fortes, como facto de ser Património Mundial da Unesco e ter uma universidade. Mas, também neste caso, contrapõe, afirmando que “o Politécnico de Leiria, a Câmara e os empresários estão unidos” em torno da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027.
Lembra ainda que, durante o período de campanha eleitoral das Autárquicas, muitas foram as cidades que anunciaram a sua intenção de candidatura, pelo que o autarca considera que vai ser “um bom campeonato” a disputa do lugar a Capital Europeia da Cultura.

 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu