Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Biografia classifica Nuno Álvares Pereira como figura “ímpar”


Terça, 21 de Novembro de 2017

Nuno Álvares Pereira (1360-1431) foi “uma personagem ímpar na história portuguesa”, afirma João Gouveia Monteiro, na biografia do militar.
A obra ‘Nuno Álvares Pereira. Os Três Rostos do Condestável’, de João Gouveia Monteiro, editado pela Manuscrito, foi apresentada no sábado, no Museu Arqueológico do Car­mo, em Lisboa, antigo conven­to fundado por Nuno Álvares Pereira. A biografia que traça o perfil do homem que foi “guerreiro”, “senhor feudal” e “ santo”, é apresenta pelo presidente da Comissão Portuguesa de História Militar, Alexandre de Sousa Pinto, e pelo professor da Faculdade de Ciências Sociais Humanas da Universidade Nova de Lisboa Bernardo Vasconcelos e Sousa.
Na introdução, João Gouveia Monteiro afirma que para a feitura desta obra contribuíram a ‘Crónica do Condestável’, de autor desconhecido, as crónicas régias de Fernão Lopes, sobre D. Pedro I, D. Fernando, D. João I e D. Duarte, e a ‘Chronica dos Carmelitas’, de frei José de Sant’Ana, mas também a análise que fez de 170 documentos das chancelarias régias da épo­ca, que o ajudaram a reconstruir o percurso – sobretudo patrimonial – de Álvares Pereira, e 5.000 páginas “da inúmera e muito desigual bibliografia”. 

 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu