Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Pombal: Secretário de Estado pondera replicar o projecto-piloto da OPA Florestal a nível nacional


Texto: Orlando Cardoso / Foto: Luís Filipe Coito Segunda, 31 de Julho de 2017

O Governo está a olhar com “muita atenção” para a OPA Florestal, projecto de oferta pública de aquisição de terrenos florestais, lançada pelo município de Pombal, para perceber “se é ou não o instrumento certo” para ser “reproduzido a nível nacional”. O anúncio foi feito sexta-feira pelo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas. 
Ao intervir na sessão solene de inauguração da seculares Festas do Bodo, que estão a decorrer na cidade até amanhã, o governante considerou aquele “projecto-piloto” como um “exemplo”. Referindo que o País só tem “dois por cento de floresta pública”, Miguel Freitas referiu que “dificilmente seremos capazes de fazer aquilo que é preciso fazer”. Ou seja, aumentar a floresta pública e criar descontinuidade da floresta, “comprando, se necessário for, terra”, disse. 
A OPA Florestal foi uma das iniciativas do município que o presidente da Câmara, Diogo Mateus enumerou no seu discurso, relativas à “prevenção e gestão cuidada da nossa mancha florestal”. 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu