Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Incêndios: Prejuízos na floresta superiores a 84 milhões


Foto: Luís Filipe Coito Terça, 04 de Julho de 2017

A maior fatia dos prejuízos decorrentes dos incêndios na região Centro advém da floresta e contabiliza 84 milhões de euros dos quase 200 milhões ontem anunciados pelo Governo. De acordo com o relatório elaborado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), apresentado em Figueiró dos Vinhos, os prejuízos na floresta (medidas de estabilização de emergência, maquinaria e equipamento [privado]) cifra-se em 83,049 milhões de euros, mais um milhão referente a limpeza das linhas de água.
"No que respeita aos prejuízos causados pelos incêndios florestais para os sete concelhos, confirma dados do ICNF {Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas], a área de floresta ardida corresponde a 45.979 hectares (ha), sendo 43.201 ha de floresta, matos e pastagem. O valor dos danos para a maquinaria e equipamento privado, perda de material lenhoso e medidas de estabilização de emergência é de 84,049.089 milhões de euros", diz o relatório.
No referido documento percebe-se igualmente que os danos em habitação particular (169 casas de primeira habitação, 205 de segunda e 117 casas devolutas) são de 27,679 milhões de euros.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu