Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Reportagem/Incêndios: A luta inglória contra um incêndio mais rápido do que os carros


João Gaspar (Lusa) / Paulo Novais (Lusa) Sexta, 23 de Junho de 2017

No incêndio de Pedrógão Gran­de houve viaturas de com­­bate isoladas e estradas impedidas, numa luta inglória contra chamas que andavam "mais depressa que os carros", contam os bombeiros da região.

Ao início da madrugada de ontem, o comandante dos Bom­beiros de Pedrógão Gran­de, Augusto Arnaut, já conseguia respirar - que "o tempo amainou" - e preparava-se para dormir, ainda que com a imagem de um concelho "lindíssimo", verde, transformado agora em negrura.

"Não deu hipótese. Queríamos entrar nas aldeias e não conseguimos, porque o incêndio andou sempre à nossa frente", disse à agência Lusa o comandante, sublinhando, por duas vezes, que "o incêndio andava mais que os carros".

Augusto Arnaut contou que desde o início que o incêndio "demonstrou o seu potencial", e até foram postos no terreno mais meios do que o previsto.

Apesar das falhas do SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Por­tugal), que confirma, o comandante crê que não foi esse o problema na estrada nacional 236-1, que liga Figueiró dos Vinhos a Castanheira de Pera. "Foi um incêndio muito rápido, que apanhou as pessoas desprevenidas" e, até, as próprias autoridades, realçou.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu