Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Incêndios: ministro do Planeamento e Infraestruturas visita concelhos ardidos


Quarta, 21 de Junho de 2017

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, visita hoje os concelhos de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, afectados pelos incêndios, onde se reune com os municípios. Segundo informação oficial do gabinete do Ministério, Pedro Marques irá reunir-se com os presidentes das Câmaras Municipais de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria. O objectivo destes encontros será traçar um “primeiro diagnóstico das necessidades nas áreas de habitação, infraestruturas e equipamentos, florestas e agricultura, actividade económica e Protecção Civil”.
A acompanhar as reuniões estarão os secretários de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Administração Interna, da Agricultura e Alimentação, Indústria, Segurança Social e o secretário de Estado Adjunto do Ambiente, aponta a mesma informação. Também a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a Direcção Regional de Agricultura do Centro, o Turismo de Portugal, a Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), a Protecção Civil, a Infraestruturas de Portugal, e o Instituto de Segurança Social marcarão presença dos encontros.
Está também prevista a “criação de grupos de trabalho, por concelho, para inventariação dos prejuízos e necessidades, assim como para apresentação de soluções para as necessidades mais imediatas”.
O prazo para apresentação de resultados são duas semanas, acrescenta a informação oficial conhecida hoje.
Estes grupos de trabalho serão constituídos pelas entidades acima referidas, e serão coordenados pela CCDR do Centro.
O Governo aponta que as tarefas a desenvolver passam agora pela “inventariação dos danos, prejuízos e necessidades globais” ao nível do número de habitações afectadas, de famílias a necessitar de apoio e de alojamento, e de infraestruturas e equipamentos.
Ao nível do plano de acção para resposta a situações de urgência imediata, está previsto o realojamento provisório de quem necessita, assim como o reabastecimento das condições de segurança básica das populações, acrescenta a informação do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas.
Os três grandes fogos que lavram nos concelhos de Pedrógão Grande (Leiria), Góis e Penela (Coimbra) estavam, às 18:30 de hoje, a ser combatidos por mais de 2.400 operacionais, 825 viaturas e 24 meios aéreos, segundo a Protecção Civil.
O incêndio que deflagrou no sábado à tarde em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, provocou pelo menos 64 mortos e mais de 150 feridos, segundo um balanço divulgado hoje.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu