Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Incêndios em Pedrógão Grande: Nesta hora de dor e combate, guardemos as interrogações que nos angustiam – PR


Segunda, 19 de Junho de 2017

O Presidente da República apelou na noite de domingo à união do País nesta "hora de dor, mas também de combate", e pediu aos portugueses que guardem no imediato as interrogações que os angustiam sobre o incêndio no distrito de Leiria. Numa comunicação ao País, a partir do Palácio de Belém, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou: "Nesta hora, há também interrogações e sentimentos que não podem deixar de nos angustiar, a começar por um sentimento de crescida injustiça, porque a tragédia atingiu aqueles portugueses de quem menos se fala, de um país rural, isolado, com populações dispersas, mais idosas, mais difíceis de contactar, de proteger e de salvar".
"Guardemos, contudo, no imediato, este e outros sentimentos que legitimamente nos sobressaltam, inconformistas que somos, no mais fundo do nosso coração", pediu.
"Sem os esquecermos, concentremos agora a nossa vontade no essencial: prosseguir o combate em curso, manter e alargar de forma activa e consequente a nossa solidariedade a todos quantos sofreram e ainda sofrem a tragédia, demonstrando que nos instantes mais difíceis da nossa vida como nação, somos como um só, por Portugal", acrescentou.
O Presidente da República deslocou-se ao local do incêndio logo na madrugada de domingo, onde chegou pelas 00h40, para deixar uma palavra de ânimo e conforto a todos os envolvidos no combate ao incêndio, e considerou na altura que "o que se fez foi o máximo que se podia fazer".
no domingo à noite, na declaração ao País, de menos de quatro minutos, Marcelo Rebelo de Sousa comunicou aos portugueses que tinha acabado de promulgar o diploma do Governo que declara luto nacional por três dias. "De luto e dor nacionais efetivamente se trata", disse, acrescentando que esta é uma "hora de dor, mas também de combate, de resistência, de ânimo renovado e redobrado", e, ao mesmo tempo, "de realojamento, de reconstrução, de garantia social e humana".
O fogo no distrito de Leiria deflagrou ao início da tarde de sábado numa área florestal de Pedrógão Grande, e alastrou-se aos municípios vizinhos de Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, obrigando a evacuar povoações ou deixando-as isoladas.
Segundo o último balanço, o incêndio provocou 62 mortos.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu