Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Cotonetes e plásticos são o lixo mais comum no areal da Praia do Pedrógão


Texto: Bruna Santos / Foto: Flávia Brites Segunda, 22 de Maio de 2017

Foram precisas duas crianças para transportar um saco com lixo espalhado no areal da Praia do Pedrógão. Eram as garrafas de vidro que mais pesavam, disseram ao Diário de Leiria, mas havia de tudo um pouco, desde plástico a cordas e outros objectos menos usuais de se encontrarem na praia. De qualquer forma, o sentimento de dever cumprido fê-las percorrer vários metros até chegarem ao destino, onde já se amontoavam outros tantos sacos de lixo.
A acção de limpeza da Praia do Pedrógão contou com a participação de cerca de 150 voluntários, da Cercilei, da Oásis, d'Os Malmequeres, da EB23 Henrique Sommer e do Colégio Nossa Senhora de Fátima.
Ao nosso jornal, Telma Fontes, do Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, explicou que "os plásticos de pequenas dimensões" são o tipo de lixo mais comum de se encontrar, tal como os cotonetes, que "as pessoas continuam a colocar na sanita". Além disso, existem partes de artigos de pesca espalhadas pelo areal, apesar de, comparativamente, os "microplásticos" serem "muito piores", sobretudo para os animais, que os confundem com alimentos.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu