Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Reportagem DL: Centenas de pessoas na chegada do Papa a Monte Real


Texto: Mário Pinto / Foto: LUSA Sexta, 12 de Maio de 2017

A aterragem do Papa Francisco na Base Aérea de Monte Real transformou aquela infra-estrutura militar num local de romaria. As centenas de pessoas que esperavam no exterior da base não tiveram a oportunidade de contactar com Sua Santidade

 

A Base Aérea N.º 5 de Monte Real transformou-se hoje numa ‘espécie’ de aeroporto civil, com algumas centenas de pessoas no exterior e no interior da base militar a aguardarem pelo avião da Alitalia que transportou o Papa Francisco e a sua comitiva, que aterrou em solo português às 16h10, escoltado por dois aviões F-16, e sob fortes medidas de segurança.

As movimentações no exterior da BA5 começaram logo ao início da tarde, com dezenas de viaturas a circularem em direcção àquela infra-estrutura militar, na tentativa de verem o Papa Francisco. Uma deslocação em vão, uma vez que quem estava no exterior junto à vedação não teve a oportunidade de avistar Sua Santidade, devido às fortes medidas de segurança. Mas houve ainda quem tivesse subido a árvores na tentativa de avistar o Papa Francisco, mas até essas tentativas não resultaram, uma vez que a recepção ocorreu no interior da base. A única oportunidade que os populares tiveram foi a de avistar o avião, ainda no ar, antes de se fazer à pista.

Mas à medida que se aproximava a hora de aterragem do avião que transportou o Papa Francisco, um misto de nervosismo e de entusiasmo apoderou-se das centenas de pessoas que aguardavam pelo momento. A aterragem da aeronave da Alitalia ocorreu mais ou menos dentro do previsto, não deixando de causar alguma ansiedade.

Cerca de mil pessoas, entre familiares e acompanhantes de personalidades do Governo e do Presidente da República, esperaram junto ao corredor entre o enfiamento da base onde estacionou o Airbus 321 da Alitalia e o acesso à Capela de Nossa Senhora do Ar, local onde o Papa Francisco rezou durante alguns minutos e contactou com alguns fiéis que se encontravam no interior do (pequeno) templo. Minutos antes, o Sumo Pontífice esteve na tribuna instalada em frente à Torre de Controlo da BA5, acompanhado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo primeiro-ministro, António Costa, pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e as mais altas figuras militares, para ouvir os hinos do Vaticano e de Portugal.

Poucos minutos depois, sempre acompanhado por Marcelo Rebelo de Sousa – que recebei o Papa à saída do avião -, dirigiu-se para um veículo eléctrico, que transportou o chefe da igreja em direcção à Capela de Nossa Senhora do Ar, local onde rezou durante alguns minutos. Durante o percurso, em ritmo lento, Francisco recebeu flores, beijou crianças e bebés que as pessoas lhe iam colocavam no caminho, e abandonou mesmo a viatura para cumprimentar uma mulher idosa de cadeira de rodas. O Papa demorou mais tempo a cumprimentar crianças, algumas das quais com necessidades especiais, filhas de militares, que beijou e tocou nas faces com as suas mãos. Deteve-se a falar com um grupo de crianças que lhe pediram um autógrafo no livro 'Querido Papa Francisco'.

O Papa deu somente alguns passos num tapete formado por flores preparado para a sua passagem à entrada da Capela de Nossa Senhora do Ar, junto da qual cantava o Coro dos Cadetes da Academia da Força Aérea. Após a oração, Francisco percorreu, novamente, num carro eléctrico, o percurso inverso em direcção à pista, onde estavam estacionados três helicópteros, que transportaram as comitivas de Sua Santidade e do Presidente da República até ao Santuário de Fátima, onde aterrou às 18h17 no Estádio Municipal de Fátima.

 

Recepção pelas três mais altas entidades do Estado

O Papa Francisco foi recebido, na BA5 pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo presidente da Assembleia da República, ferro Rodrigues, e primeiro-ministro, António Costa, à chegada a Portugal para a visita apostólica a Fátima.

Antes de Jorge Bergoglio descer do avião da Alitalia em que viajou desde Roma, subiram a bordo o núncio apostólico em Portugal, Rino Passigato, e o chefe do protocolo do Estado, embaixador António Almeida Lima. Depois, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu o líder da Igreja Católica à saída do avião, na pista da Base Aérea de Monte Real, cumprimentando-o de forma calorosa. De seguida, o Presidente da República e o Papa Francisco caminharam por uma passadeira vermelha, com alas militares de cortesia, compostas por uma dúzia de cadetes/alunos da Academia da Força Aérea.

Os dois - Marcelo e Francisco - seguiram lado a lado, à conversa, e, já na tribuna com as delegações, o Presidente da República guiou o Papa pelo braço, encaminhando-o para o ponto onde deviam posicionar-se para ouvir o hino pontifício e o hino português, interpretados pela banda da Força Aérea.

Tocados os hinos, o Papa Francisco e Marcelo Rebelo de Sousa cumprimentaram a delegação portuguesa presente em Monte Real, que além do presidente da Assembleia da República e dos membros do Governo incluía ainda o embaixador de Portugal junto da Santa Sé, António Almeida Ribeiro, e o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Manuel Teixeira Rolo.

De seguida, cumprimentaram os representantes da Igreja Católica, entre eles, o cardeal patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Manuel Clemente, e o bispo de Leiria-Fátima, António Marto, que o Papa cumprimentou de forma mais efusiva, com um abraço.

Nesta cerimónia de recepção, o Papa Francisco recebeu honras militares prestadas por um batalhão conjunto de alunos das academias da Força Aérea, da Marinha, do Exército e da Guarda Nacional Republicana (GNR), com cerca de 120 cadetes.

Na tribuna estavam também o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa, bem como os ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, e Adjunto, Eduardo Cabrita, e respectivas mulheres.

 

Papa reuniu dez minutos com Marcelo

O Papa Francisco e o Presidente da República reuniram-se a sós durante cerca de 10 minutos na Base Aérea de Monte Real. Nem o Sumo Pontífice nem Marcelo prestaram declarações à comunicação social após a reunião, que decorreu numa sala do edifício da Torre de Controlo da Base Aérea de Monte Real, local onde decorrerem os encontros institucionais com Sua Santidade.

No final do encontro, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa, entraram também na sala para uma troca de cumprimentos com o líder da Igreja Católica.

Durante a hora e vinte minutos que esteve na BA5 – o avião aterrou às 16h10 e o helicóptero que  transportou o Papa para Fátima descolou da base às 17h27 -, o chefe da Igreja cumprimentou os familiares dos militares e recebeu um quadro pintado com a Capela de Nossa Senhora do Ar, uma oferta do comando daquela infra-estrutura militar.

Por sua vez, o primeiro-ministro, António Costa, ofereceu ao Papa um relicário em prata com uma imagem de Santo António. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu