Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Fátima: Marcelo diz que "portugueses percebem que é um momento singular que estão a viver"


Sexta, 12 de Maio de 2017

O Presidente da República afirmou hoje que os “portugueses percebem que é um momento singular que estão a viver” ao referir-se ao Centenário das Aparições de Fátima, à visita do papa Francisco e aos futuros santos. “O país vive Fátima há muitas décadas intensamente, neste momento mais intensamente porque é um centenário, porque há dois novos santos, porque o Papa vem, e a conjugação disto tudo é que é única e sendo único os portugueses percebem que é um momento singular que estão a viver”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente falava aos jornalistas depois de conhecer o trabalho da Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima, o primeiro corpo de voluntários a apoiar os peregrinos de Fátima, no distrito de Santarém. O chefe de Estado passou pelo lava-pés e, também, pelo posto de socorros, onde voluntários desta associação apoiam peregrinos, trabalho que elogiou.

“São pessoas de várias gerações que voluntariamente estão aqui a servir e a apoiar, quando é um caso mais complicado naturalmente é encaminhado para um hospital próximo”, referiu, destacando que este o trabalho é desenvolvido pelos Servitas ao longo de todo o ano.

Questionado sobre as “dores” que os portugueses expressam quando caminham até Fátima, o Chefe de Estado declarou que “é uma forma de expressão da fé e não há duas maneiras iguais de viver a fé”. “Às vezes, a nós, intelectuais, isto é, aqueles que estamos num mundo um bocadinho diferente, custa-nos entender a forma de expressão da fé de muita gente, portugueses e estrangeiros, mas uma forma de expressão de fé é através do sacrifício”, observou.

A este propósito disse ter visto o filme de João Canijo ‘Fátima’, que relata a experiência de uma peregrinação de um grupo de mulheres de várias idades que parte de Vinhais para Fátima. “Lá se vê o que é a forma, o percurso de cada um a viver a fé. Uma das formas de viver a fé é através do sofrimento físico, da entrega física, chegando aqui simultaneamente muito felizes, por chegarem ao fim da caminhada, mas também fisicamente com algumas maleitas”, adiantou.

Junto à Casa de Nossa Senhora das Dores do Santuário de Fátima dezenas de peregrinos esperavam a saída de Marcelo, para o cumprimentar e tirar fotografias, incluindo uma religiosa da Ucrânia, à qual o Presidente da República disse “bem-vinda”, em português e inglês, tendo a freira religiosa, agradecido. “Já valeu a pena vir a Fátima”, disse uma peregrina, depois de se cruzar com Marcelo Rebelo de Sousa que, após este "banho de multidão", seguiu para Monte Real, no concelho de Leiria, para receber o papa Francisco, cujo avião onde viaja vai aterrar na Base Aérea n.º 5.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu