Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Importante, mesmo, foi a bonita festa em Esgueira


Sérgio Loureiro (texto)/Ricardo Carvalhal (foto) Quarta, 01 de Março de 2017

A festa do basquetebol, com pavilhão cheio, a recordar tempos antigos, voltou a Esgueira. E no final, aquilo que apetece, mesmo, dizer é que “foi bonita a festa, pá”! Mais de um milhar de pessoas no recinto e para cima de duas mil a assistir ao jogo via “online”, frente ao actual detentor da Taça de Portugal. A direcção do Clube do Povo de Esgueira merece o elogio maior. Porque soube organizar um reencontro entre dois históricos emblemas do basquetebol português, a que não faltou a homenagem àqueles que nas épocas de 1992/93 e 1993/94 disputaram a final do campeonato nacional. Precisamente Esgueira e Benfica com o título a ser conquistado, em ambas as ocasiões, pelos lisboetas.

Qualquer coisa com 23 anos volvidos, as duas formações voltaram ao mesmo pavilhão. O Benfica voltou a ganhar, mas agora o estatuto de favorito era mais do que vincado. O Esgueira, atenção, soube ser um digno vencido. Não pelos números (42-94), mas pelo espectáculo que proporcionou, sobretudo Samuel Loio, Pedro Valente e Bolon Sauane mostraram que Esgueira é sinónimo de basquetebol. Ainda antes do encontro começar, a direcção do clube esgueirense procedeu, de uma forma muito bonita, às homenagens a muitos dos que em 1992/93 e 1993/94 disputaram as finais da 1.ª Divisão Nacional, e ao intervalo, aproveitou a recepção ao Benfica para apresentar as duas equipas de Minibasquete.

A  surpresa dos oitavos-de-final da Taça de Portugal, foi protagonizada ontem pelo Iliiabum, que eliminou o FC Porto, actual campeão nacional, em pleno “Dragão Caixa”. A equipa orientada por Ricardo Vasconcelos, num jogo muito equilibrado, garantiu a passagem para a “Final 8” da comeptição, com um triplo de Nikola Tadic nos últimos instantes da partida. Faltavam oito segundos para o jogo terminar, com o marcador a ssinalar 77-75, altura em que o FC Porto falhou dois lances livres. Tadic (21 pontos e 11 ressaltos) ganhou o ressalto defensivo e deixa a bola em João Figueiredo, que no ataque assistiu para o extremo-poste sérvio fazer um lançamento de três pontos ao som da buzina que valeu a vitória (77-78) à formação de Ílhavo.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu