Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Eco Go Day fecha avenida e sensibiliza para o uso de alternativas ao automóvel


Foto de Ricardo Carvalhal Quarta, 24 de Abril de 2024

Foi uma manhã mais silenciosa na Avenida 25 de Abril, em Avei­ro, ontem fecha­da ao trânsito automóvel, mas que pretendeu falar mais alto e fazer ouvir, mais uma vez, que seria bom os alunos das escolas secundárias José Estêvão e Mário Sacra­men­to chegarem «à escola por um meio alternativo ao veículo automóvel: bicicleta, trotinete, a pé, valorizando o planeta Ter­ra e a preservação do meio ambiente».
Esta é uma parte do texto de apresentação desta iniciativa das associações de pais daquelas duas escolas secundárias, que contaram com a colaboração das duas direções dos agrupamentos de escolas, da câmara municipal, da Escola Ar­tísti­ca do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian e Ciclaveiro.
Diariamente, ao início da manhã, naquela avenida, formam-
-se filas de carros, provocando congestionamento de trânsito, devido ao excesso de automóveis dos pais que transportam os filhos até às entradas das escolas. Após o evento da manhã, Rita Simões, presidente da associação de pais da José Estêvão, disse ao Diário de Aveiro que serviu para sensibilizar os pais (que levam, de carro, os alunos até à porta da escola) que «não há necessidade disso».
Com a avenida encerrada, as alternativas usadas foram, para alguns, a bicicleta, e para outros a trotinete, a pé, e, entre estes, uma parte desde o sítio onde os pais os deixaram, de carro, no limite do encerramento da avenida. Ri­ta Simões admite que «não é fá­cil mudar mentalidades», mas con­sidera que é um contributo para incutir a ideia que «é possível chegar à escola sem usar a avenida», usando alternativas ao automóvel.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu