
Janete Cawela leva o som e a alegria do “Beats D’Áfrika” à Feira de Março
Ontem, a cidade de Aveiro voltou a afirmar-se como palco de dinamismo e promoção do bem-estar com mais uma iniciativa integrada na Feira de Março. A professora Janete Cawela conduziu uma aula especial de “fitness” ao som de “afrobeat”, reunindo mais de 50 participantes de diferentes faixas etárias, desde crianças à comunidade sénior.
Visivelmente satisfeita, a instrutora do projeto Cawela Fitness não escondeu a emoção ao falar da experiência. «Sinto-me bem, sinto-me feliz, sinto-me realizada por ter chegado a este palco com as minhas alunas e com a comunidade que também quis vivenciar este movimento», afirmou, sublinhando que esta participação representa «um dos objetivos da marca Beats d´Áfrika». Para Janete, estar presente neste evento também foi motivo de orgulho. «É uma oportunidade, é um espetáculo. Para mim, estar ligada a este evento é uma honra».
Apesar da experiência acumulada, a professora revelou que o nervosismo fez parte da preparação. «Acordei mesmo ansiosa, nervosa. Acho que é normal», confessou, acrescentando que cada evento continua a ser único. «É algo que eu já faço há muitos anos, mas cada evento é sempre um evento especial, tanto para mim como para as minhas alunas».
O projeto Beats D’Áfrika esteve no centro da atividade e foi amplamente destacado pela sua dimensão cultural. «O Beats D’Áfrika é mais do que dança, é cultura, é conexão, é humanidade, é alegria», explicou a professora, destacando a ligação deste movimento às suas origens angolanas. «É trazer e partilhar um bocadinho das minhas raízes através do ritmo, da música e do movimento». A forte adesão do público deixou-a particularmente satisfeita. «Sinto-me muito bem em saber que as pessoas estão a receber os Beats D’Áfrika de braços abertos».
Movimento Beats D’Áfrika não quer parar
A aula caracterizou-se, ainda, pelo espírito inclusivo e familiar que a instrutora se esforça por promover. «Dirijo-me a todas as alunas e alunos: tragam os vossos filhos, os vossos maridos; no final, todos se juntam e passam uma tarde diferente e mais dinâmica. Sinto-me orgulhosa de fazer parte disto, porque representa uma contribuição para a (boa) vida da nossa comunidade», afirmou.
O ambiente vivido foi descrito como «acolhedor e entusiástico», refletindo o impacto positivo da iniciativa. Com ambição de continuidade, Janete deixou no ar o desejo de crescimento do projeto. «O objetivo é continuar a fazer um bom trabalho este ano e que continue no próximo ainda mais forte».
Relativamente ao futuro, Janete Cawela mostra-se otimista, «a expectativa é que iniciativas como esta continuem a crescer e a afirmar-se como momentos de partilha, saúde e expressão cultural na cidade de Aveiro e que esta comunidade não pare de crescer», afirmou Janete Cawela.












