Última Hora
Pub

Ponte 516 Arouca vence Prémio dos Fundos Europeus

Ponte suspensa ganhou na categoria “Portugal + Próximo dos Cidadãos”, na primeira edição da competição

Inaugurada em maio de 2021, a 516 Arouca – Ponte Suspensa é um dos projetos vencedores da primeira edição dos “Prémios dos Fundos Europeus”, na categoria criada para «projetos relacionados com o desenvolvimento a nível local, que promovam a coesão social e territorial e o desenvolvimento urbano sustentável».
A infraestrutura concorreu com os projetos Fundão MEDEIA: Rede de Mediadores Municipais e Interculturais, @GIR – Gabinete de Inovação Regional, Museu Nacional Resistência e Liberdade Espaço de Memória/Agente Ativo de Cidadania e AMP – Património Cultural: Jornadas Metropolitanas do Património, tendo obtido uma menção honrosa.
Composto por três elementos, o painel de júris avaliou critérios como a coesão (o contributo do projeto para a coesão económica, social e territorial em geral), o impacto (impacto local e regional do projeto e a qualidade dos resultados), a inovação (carácter inovador do projeto segundo a lógica da categoria de prémios selecionada), a sustentabilidade (potencial do projeto para perdurar no futuro, em termos de sustentabilidade económica), a cidadania (modo como os cidadãos e intervenientes da sociedade civil se envolveram no desenvolvimento e/ou implementação do projeto) e a transferibilidade (potencial do projeto para ser transferido para outras regiões ou ser ampliado e implementado a nível nacional).
«O prémio que hoje conquistámos e que nos orgulha é uma prova de que estamos no caminho certo e que a estratégia escolhida continua a gerar mais-valias sociais e económicas para Arouca e para a sua afirmação no contexto regional e nacional», sublinhou Margarida Belém, presidente da Câmara Municipal de Arouca.
Os “Prémios dos Fundos Europeus” visam a promoção de projetos financiados pela União Europeia, através do Portugal 2020, do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), do Portugal 2030 e do Programa do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI 2030), com o objetivo de «demonstrar o impacto de projetos apoiados por fundos europeus no desenvolvimento social, económico e ambiental nos territórios onde são implementados, evidenciando a importância do apoio europeu», lê-se no comunicado da autarquia.
A iniciativa é promovida pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P., no âmbito da Rede de Comunicação do Portugal 2030, com o apoio e envolvimento direto das Autoridades de Gestão que integram esta rede.

Dezembro 7, 2025 . 10:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right