Última Hora
Pub Da Agendainova 20260605
Pub Da Dfis Licenciaturas 20260527
Pub Da Inova Webinar 20260611
Pub

«Queremos transformar o crossódromo num centro de alto rendimento»

Em entrevista, o presidente da associação deportiva, Tiago Silva, fala dos dez anos de esforço para dar projeção à cultura do motocross da região bairradina e adianta novos projetos que pretende iniciar em breve

O ACTIB – Águeda Action Club assinalou dez anos de existência com planos ambiciosos para o futuro, incluindo a criação de uma secção de BTT e a transformação do crossódromo de Águeda numa estrutura ativa durante todo o ano. Em entrevista, o presidente da direção, Tiago Silva, explica como a associação cresceu, quais os desafios atuais e o impacto que o Mundial de Motocross tem na região.

Diversificação: trail, enduro e agora BTT

O ACTIB foi criado em novembro de 2015 com um objetivo definido. «A associação nasceu com um propósito principal: trazer de volta o Mundial de Motocross à Águeda», recorda Tiago Silva. A cidade, durante décadas conhecida como “capital do motocross em Portugal”, tinha perdido o evento em 2013 devido às dificuldades financeiras do Ginásio Clube de Águeda.

Sem Campeonato do Mundo em Portugal entre 2013 e 2017, um grupo de pessoas ligadas ao ginásio decidiu agir. «Eu era uma das pessoas que estava no Ginásio Clube de Águeda quan­do deixámos de fazer o Mundial. Em 2015, juntamente com outras pessoas, decidimos tentar trazer de novo o Mundial e criar uma associação para o tornar possível», explica.
Com o tempo, a associação desportiva começou a alargar horizontes. «Depois do Mundi­al, começámos a diversificar as atividades. A primeira foi o trail running, que estava muito na moda, e criámos uma equipa e alguns eventos para gerar recei­ta e desfrutar do espaço que temos», aponta o presidente.

O próximo passo será a criação de uma nova secção de ciclismo. «Este ano vamos dar mais um passo e vamos criar uma secção de BTT. O nosso grupo está associado ao desporto aventura, e queremos alinhar-nos com a estratégia do município, que tem a bicicleta como uma das suas apostas». A associação pretende não só participar no novo troféu municipal de resistências em BTT, mas também organizar uma das etapas.

Manter o crossódromo «ativo todo o ano»

O crescimento da ACTIB originou até alterações internas. «Aprovámos na nossa assembleia a alteração dos estatutos para fazer crescer a direção, por­que cada vez mais temos mais desafios», explica Tiago Silva.

Uma das prioridades é o aproveitamento contínuo do crossódromo. «Temos o crossódromo e queremos explorá-lo ao longo do ano: captar e­qui­pas internacionais para treinar, fazer parcerias com escolas de motocross, formar mais jovens e desenvolver a modalida­de», destacou.

O presidente revela que o gran­de objetivo é ainda mais ambicioso. «A médio prazo, a ambição seria termos ali quase um centro de alto rendimento para o motocross, como existe no ciclismo em Sangalhos», a­fir­mou. Chegar todos os anos ao Mundial é, nas palavras do presidente, um processo exigente. «O grande desafio é reco­lher os apoios financeiros. Fazer um evento destes envolve a­poios públicos, caso contrário, seria impossível para uma associação como nós», revelou.

A logística é outro obstáculo. «É um evento com uma logística muito pesada. Envolve cer­ca de 400 voluntários, além de alugueres de estruturas, casas de banho, tendas, geradores… tudo isto é muito exigente. O fator tempo tem-nos cortado um bocadinho as pernas. É um evento ao ar livre e dependente do sucesso da bilheteira», afirmou.

A ACTIB quer ainda melhorar a experiência dos visitantes com novidades fora da pista: “fanzone”, DJ, atividades infantis, zonas de restauração reforçadas e espaços de campismo mais organizados. «Queremos que seja uma festa do desporto motorizado que vá além da corrida», acrescentou.

Impacto económico na freguesia

Quanto ao impacto económi­co na freguesia e na região, Tia­go Silva não tem dúvidas. «Os estudos apontam para um retorno na ordem dos oito milhões de euros. A hotelaria fica totalmente lotada, desde Águe­da até à Bairrada e Aveiro. A própria ACTIB é responsável por cerca de mil dormidas relacionadas com equipas, federações e promotores. Além disso, esti­ma-se que 40 por cento do público se­ja estrangeiro, sobretudo fran­cês», destacou, afirmando que a visibilidade é outro ponto de destaque. «O even­to é televisionado para mais de 180 países, em direto, no Eurosport. Poucos eventos em Portugal têm esta projeção».

O futuro da associação passa também por um contributo mais profundo para a modalidade. «Queremos ter um papel relevante no desenvolvimento do motocross em Portugal, que atravessa uma fase menos boa. O nosso sonho é ajudar a formar atletas para que um dia possamos ter um piloto português no Mundial e, quem sabe, que seja de Águeda».
Tiago Silva compara a ambição ao impacto que Miguel Oliveira teve no MotoGP. «Se conseguirmos ter esta primeira referência, como já tivemos no passado, a modalidade poderá captar mais atletas e continuar a crescer», disse. |

Dezembro 4, 2025 . 15:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right