Última Hora
Pub

NATO critica postura "cada vez mais irresponsável" da Rússia

Mark Rutte recusou responder às questões feitas sobre a possibilidade de aeronaves da NATO atingirem aeronaves russas que violem o território dos países que integram a aliança político-militar

A Aliança Atlântica criticou hoje o “comportamento cada vez mais irresponsável” da Rússia, depois de uma última incursão no espaço aéreo de um país que fazer parte da organização político-militar, advertindo Moscovo que responderá a qualquer violação.

Em comunicado, o Conselho do Atlântico Norte, organismo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), considerou que a última incursão, na Estónia, “faz parte de um padrão de comportamento cada vez mais irresponsável” da Rússia.

Pouco depois de ser divulgado o comunicado, em conferência de imprensa, no quartel-general da NATO, em Bruxelas (Bélgica), o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, advertiu que a organização político-militar “não quer a Rússia continue este caminho perigoso, seja intencional ou não” e que a Aliança Atlântica “está preparada para fazer o que é necessário quando há perigo de uma incursão”.

Apesar de declaração que fez, Mark Rutte rejeitou responder às questões feitas pelos jornalistas sobre a possibilidade de aeronaves da NATO atingirem aeronaves russas que violem o território dos países que integram a aliança político-militar.

Questionado sobre a possibilidade de as forças aéreas dos países da NATO estarem “preparadas para assustar a Rússia”, Mark Rutte respondeu: “Claro que sim.”

"Não somos ingénuos, percebemos o que está a acontecer e se não é intencional então é incompetente”, comentou o secretário-geral da NATO.

Setembro 23, 2025 . 13:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right