
Colégio Português é a terceira melhor equipa do país da 2.ª Divisão de xadrez
O Clube de Xadrez do Colégio Português foi consagrado como a terceira melhor equipa portuguesa da 2.ª Divisão, após a realização da fase final do Campeonato Nacional, que se disputou no passado fim de semana, no Palace Hotel & Spa Termas do Bicanho, em Soure. A estreia nesta fase final da competição culminou com a conquista do terceiro lugar do pódio, depois de ter vencido a Série B da primeira fase do campeonato, garantiu desde logo o acesso à 1.ª Divisão nacional na época 2025/2026.
Composta pelo jovem mestre nacional David Farias, Daniel Bernardo, João Pedro Almeida e Tomás Veleirinho, a equipa aveirense perdeu os três jogos da fase final. No primeiro jogo, o Colégio Português perdeu, por 3,5-0,5, contra a AFOX - Academias AXAT, vencedora da Série C. Já no segundo encontro perdeu pela margem mínima (1,5-2,5) contra o Xadrez Colégio Efanor, vencedor da Série A e que viria a conquistar o título de campeão nacional depois de vencer (3-1), no último jogo, a formação de Montemor-o-Novo.
De referir que, na formação campeã nacional de Matosinhos, que confirmou o seu favoritismo e conquistou o segundo título em Soure, depois do êxito de 2018, jogam dois aveirenses: o mestre internacional José Francisco Veiga e o mestre nacional Rodrigo Sarabando, xadrezistas formados no Clube de Xadrez do Colégio Português.












