
Jobra disputou «jogo inédito» com equipa finlandesa
O Complexo Desportivo da Branca, em Albergaria-a-Velha, recebeu, na passada segunda-feira, um evento especial, «um jogo inédito» nas palavras de Rogério Bessa, diretor pedagógico da Academia de Desporto da Jobra (ADJ) Educação.
Defrontaram-se a equipa do curso de Desporto e o clube finlandês Kajannin Haka, da cidade de Kajaani, que estão em Portugal ao abrigo de um intercâmbio promovido pelo programa Erasmus+. Participaram na partida cerca de 20 alunos, selecionados entre 57 candidatos, «demonstrando o entusiasmo e a dedicação dos estudantes, que quiseram aproveitar esta oportunidade única».
O jogo fez parte do programa de estágio da equipa finlandesa em Portugal, que inclui atividades no Carregosense, clube de Carregosa, do concelho de Oliveira de Azeméis.
A Jobra tem o objetivo de proporcionar «experiências internacionais aos alunos» da escola branquense, como explicou Renata Familiar, coordenadora do curso de Desporto. Desde 2021, a escola tem mantido parcerias internacionais, promovendo mobilidades, tendo já sido concretizadas com a Finlândia e com a ilha espanhola de Palma de Maiorca.
O professor Luís Figueiredo, que treinou o clube finlandês, foi fundamental para a realização deste encontro, com Rogério Bessa a sublinhar que esta ligação pode abrir portas para que os alunos estudem e joguem futebol na Finlândia. «Queremos internacionalizar a Jobra e dar novas oportunidades aos nossos jovens», afirmou.
A Academia de Desporto da Jobra é reconhecida pela «excelência na formação de profissionais na área do desporto». Leciona cursos técnicos de nível IV, que incluem formação prática e teórica de alta qualidade, além de ativar parcerias internacionais que enriquecem a experiência educacional dos alunos. Também proporciona apoio financeiro através de bolsas de profissionalização e subsídios de alimentação, transporte e material de estudo.
Com infraestruturas modernas e uma abordagem personalizada no ensino, visa «preparar os alunos para o mercado de trabalho ou para o ingresso no ensino superior, tanto a nível nacional quanto internacional».
As pré-inscrições para o ano letivo de 2025-2026 já estão abertas. A ADJ é «pioneira no projeto de inovação pedagógica», permitindo que os alunos escolham o seu percurso formativo e as disciplinas que desejam, promovendo uma educação personalizada e adaptável às necessidades individuais.











