
Mealhada vai celebrar Dia Nacional dos Moinhos
O Município da Mealhada vai celebrar o Dia Nacional do Moinhos nos dias 6 e 7 deste mês, «com atividades para todas as idades», junto a moinhos de água, no Parque de Lograssol, em Santa Cristina e Ferraria, e também no Luso.
No Parque do Lograssol, estão previstas atividades diversificadas, entre as quais oficinas, contar de histórias, jogos e tradições ligadas ao moinho e à cozedura do pão em forno tradicional.
A tradicional caminhada, que habitualmente junta mais de uma centena de pessoas, levará, no domingo de manhã, os participantes por montes e vales de Santa Cristina, «à descoberta da fauna e flora locais».
O Mercadinho de Artesanato voltará a animar o parque e o certame de sopas manter-se-á em Santa Cristina.
A Autarquia da Mealhada associa-se a esta iniciativa da Etnoideia, que conta com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia, que visa «chamar a atenção dos portugueses para o inestimável valor patrimonial dos moinhos tradicionais, por forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos».
Especializada em Desenvolvimento Rural, Molinologia e Etnoturismo, a Etnoideia atua em regiões do nosso país onde se mantêm genuínos traços de culturas e tradições regionais em extinção.











