Última Hora
Pub Da Dfis Licenciaturas 20260527
Pub

Região de Aveiro continua a perder Bandeiras Azuis

Os galardões estão distribuídos por 100 concelhos, destacan­do-se a Sertã, no distrito de Cas­telo Branco, que se candidatou pela primeira vez

Depois de passar de 22 Bandeiras Azuis em 2023 para 21 em 2024 e para 19 em 2025, o distrito de Aveiro volta a baixar no núme­ro de praias galardoadas, de acordo com as informações ontem reveladas pela Associação Bandeira Azul para a época balnear de 2026. Desta vez é a embarcação de ecoturismo Gaivinha, no concelho de A­vei­ro, a saltar fora da lista.
No total, Portugal conta este ano com 438 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, menos seis que em 2025. Os galardões estão distribuídos por 100 concelhos, destacan­do-se a Sertã, no distrito de Cas­telo Branco, que se candidatou pela primeira vez.
O anúncio foi feito ontem no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, no Estoril, pelo presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, José Archer, que adiantou que na próxima época balnear vão hastear a Bandeira Azul 396 praias (350 costeiras e 46 interiores), a somar a marinas e embarcações, perfazendo um total de 438 distinções.
«Tivemos menos galardões que ano passado mas isso tam­bém teve a ver essencialmente com as condições climatéricas que ocorreram durante a época balnear, que penalizam sempre a qualidade da água balnear, portanto não é uma situação preocupante, é uma situação pontual», afirmou.
No caso do distrito de Aveiro, serão hasteadas 18 Bandeiras Azuis nos concelhos de Aveiro, Espinho, Ílhavo, Murtosa, Ovar, Sever do Vouga e Vagos (ver caixa). A única diferença em relação à lista de 2025 é a saída da embarcação Gaivinha, operada pela empresa Sterna – Aveiro Ria Tours & Birdwhatching na Ria de Aveiro.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Maio 1, 2026 . 09:15

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right