
Estarreja reclama terceira equipa de intervenção permanente
Em março passado, em visita a Estarreja, o secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, levou para Lisboa a reivindicação local de ver criada uma terceira Equipa de Intervenção Permanente (EIP) no concelho, então considerada «estratégica e urgente» pela presidente da Câmara, Isabel Simões Pinto. Ontem, na celebração do 102º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, o governante ouviu a mesma reclamação da boca da autarca e ainda do presidente da associação humanitária, Marco Braga.
Dirigindo-se diretamente ao representante do Governo, a líder do município assumiu como «essencial» a criação da terceira EIP, assinalando que a autarquia está «disponível» para «financiar» a operação e esperando que ela seja concretizada «em breve». Também Marco Braga fez ver ao secretário de Estado que a forte dimensão industrial de Estarreja recomenda a constituição de uma nova equipa.
O presidente da corporação pediu a Rui Rocha que o Governo «de uma vez por todas passe das palavras aos atos e reconheça os bombeiros como o pilar central da proteção civil» em Portugal, o que significa reforçar o financiamento das associações. A direção dos bombeiros estarrejenses tem assumido um «esforço enorme» para dotar o corpo ativo dos meios necessários à sua atuação, de que é exemplo recente a compra, por 350 mil euros, de uma ambulância e de duas viaturas de combate a incêndios. Estes e outros investimentos devem, porém, receber um apoio superior, exortou o responsável durante a sessão solene do aniversário.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante:










