
«Os valores e a disciplina são mais importantes do que os resultados desportivos»
Inaugurada em 2017, a Escola Delariva de Jiu-Jitsu - Aveiro, sob a coordenação de Ítalo Alves, pretende assumir-se como um clube federado e poder, com isso, ser
mais competitivo e fazer crescer um projeto que tem escolas em todo o mundo.
Como é que surgiu a possibilidade da Escola Delariva de Jiu-Jitsu vir para Aveiro?
Ítalo Alves: De facto, a Escola Delariva Jiu-Jitsu está em Aveiro, mas é uma escola mundial. Na Europa, temos três escolas na França, duas em Inglaterra, seis na Alemanha e acabámos de abrir uma nos Emirados Árabes Unidos. Em termos físicos e quantitativos, não é a maior, mas é uma escola grande e tão grande como as outras em termos de “share”.
Como é que surgiu a escola?
Começou no Brasil com Ricardo De La Riva, um dos maiores faixas pretas da modalidade, meu mestre e é aquele que dá nome à Escola. Comecei a treinar com ele em 1993 e foi com ele que aprendi tudo. Ele tem um tipo de técnica, «Guarda De La Riva», que é usada mundialmente e que o tornou famoso mundialmente. Hoje, é uma grande figura do jiu-jitsu e, apesar de já não dar aulas, é quem gere o negócio.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante:










