Última Hora
Pub

«Os valores e a disciplina são mais importantes do que os resultados desportivos»

Ítalo Alves é o coordenador da Escola Delariva de Jiu-Jitsu, que pretende ser uma associação desportiva e fazer crescer o projeto em Aveiro

Inaugurada em 2017, a Escola Delariva de Jiu-Jitsu - Aveiro, sob a coordenação de Ítalo Alves, pretende assumir-se como um clube federado e poder, com isso, ser
mais competitivo e fazer crescer um projeto que tem escolas em todo o mundo.

Como é que surgiu a possibilidade da Escola Delariva de Jiu-Jitsu vir para Aveiro?
Ítalo Alves: De facto, a Escola Delariva Jiu-Jitsu está em Avei­ro, mas é uma escola mundial. Na Europa, temos três escolas na França, duas em Inglaterra, seis na Alemanha e acabámos de abrir uma nos Emirados Árabes Unidos. Em termos físicos e quantitativos, não é a maior, mas é uma escola grande e tão grande como as outras em termos de “share”.

Como é que surgiu a escola?
Começou no Brasil com Ricar­do De La Riva, um dos maiores faixas pretas da modalidade, meu mestre e é aquele que dá nome à Escola. Comecei a treinar com ele em 1993 e foi com ele que aprendi tudo. Ele tem um tipo de técnica, «Guarda De La Riva», que é usada mundialmente e que o tornou famoso mundialmente. Hoje, é uma grande figura do jiu-jitsu e, apesar de já não dar aulas, é quem gere o negócio.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Abril 5, 2026 . 10:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right