Última Hora
Pub Da Dfis Licenciaturas 20260527
Pub Da Inova Webinar 20260611
Pub

Fábrica da Ciência Viva promove “Férias da Páscoa com Ciência”

Atividades científicas, experiências criativas, programação, culinária e desafios preenchem quatro dias de aprendizagem interativa destinados a crianças do primeiro ciclo

A Fábrica Centro de Ciência Vi­va de Aveiro vai promover, en­tre os dias 7 e 10 de abril, a ini­ciativa “Férias da Páscoa com Ciência”, um programa de atividades científicas destinado a crianças dos 6 aos 10 anos, que frequentam o 1.º ciclo do ensi­no básico. A proposta pretende proporcionar uma ocupação educativa durante o período de férias escolares, combinan­do experiências científicas, atividades criativas e momentos de descoberta.

Experiência marcada
pela diversidade
Ao longo de quatro dias, os participantes terão contacto com diferentes áreas do conhecimento, incluindo biologia, quí­mica, física, matemática, ge­ologia e programação. O pro­gra­ma foi concebido para estimular a curiosidade científica das crianças através de atividades práticas e interativas, on­de a experimentação e a cons­tru­ção assumem um papel central.
No dia 7 de abril, o programa inicia-se com “Caça aos ovos!”, uma atividade que aborda conceitos de biologia e química alimentar. Segue-se “Saltita com ciência, coelho!”, uma proposta de cariz maker ligada à física, na qual os participantes são desafiados a construir um coelho capaz de saltar, explorando princípios básicos de movimento.
No dia 8, as crianças participam em “Há brilho na minha decoração de Páscoa!”, uma atividade maker que explora conceitos de física através da construção de uma de­co­ração luminosa. Depois, em “O meu ovo tem vértices e ares­tas!”, a matemática é traba­lhada de forma criativa, com um desafio que relaciona a geo­metria com elementos associados à época pascal. O dia inclui ainda um momento de história com ciência, que alia narrativa e conhecimento científico.
O dia seguinte será dedicado a atividades experimentais co­mo “Cristais coloridos!”, centrada em conteúdos de geologia e química, permitindo aos participantes observar processos de formação de cristais. A programação continua com “Scrat­ch! Vem programar um jogo!”, uma sessão dedicada à programação e robótica, na qual as crianças poderão desenvolver um jogo digital utilizando a plataforma Scratch.
A jornada termina com “Neste folar reina o cloreto de sódio!”, uma atividade de química alimentar e biologia que explora a composição e preparação do tradicional folar.
O programa inclui “Arte & Ciência de primavera!”, dia 10, uma atividade interdisciplinar que integra biologia, química e criação artística, inspirada nos elementos naturais da estação. A iniciativa termina com “A ciência de bem sabore­ar!”, dedicada à química alimentar e à exploração de sabores através de experiências culinárias surpreendentes.
As atividades decorrem entre as 9 e as 17.45 horas, com receção das crianças a partir das 8.50 horas, nas instalações da Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro. O custo de participação é de 30 euros por dia, valor que inclui seguro, almoço e lanches.
As inscrições devem ser efetuadas através do email fabri­[email protected] e são aceites até dois dias antes da da­ta pretendida, estando a realiza­ção das atividades condicionada a um mínimo de seis participantes.

Março 29, 2026 . 12:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right