
Festival de Marionetas regressa a Ílhavo
O Palheta, Festival de Robertos e Marionetas, regressa ao município entre os dias 6 e 8 de março. Na nona edição enquanto Palheta, o festival acontece, como habitualmente, concentrado na Gafanha da Nazaré, cidade do bonecreiro Armando Ferraz, propondo três dias de teatro de marionetas e formas animadas, em que são apresentados seis espetáculos, várias sessões de Teatro de Dom Roberto e um concerto especial de Cláudia Pascoal, com a participação da Associação Quinto Palco.
No primeiro dia de festival, além das habituais sessões para escolas e grupos, há sessões de Teatro Dom Roberto do açoreano Ricardo Ávila, que apresenta as tradicionais histórias: “O Barbeiro” e “A Tourada”, mas também a primeira apresentação de “As Mais Belas Coisas do Mundo”, do Teatro do Bolhão, a partir do texto de Valter Hugo Mãe.
Oficina de construção de robertos
O segundo dia do festival arranca na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, com uma oficina de construção de robertos dirigida às famílias, orientada pela VumTeatro. Em simultâneo, no Fórum da Maior Idade da Gafanha da Nazaré, a Teatro e Marionetas de Mandrágora apresenta “Descobridores”, teatro de embalar dirigido aos bebés e às suas famílias.
urante a tarde, Márcia Leite apresenta “O Urso Que Não Era”, e a VumTeatro leva “Papamundos” até ao Navio-Museu Santo André, onde também acontece “O Rapaz que morava à beira-mar” da Teatro e Marionetas de Mandrágora. À noite, há um concerto de Cláudia Pascoal com a participação especial da Quinto Palco.
Cais Criativo da Costa Nova
No último dia de Palheta, a partir das 11 horas, o Cais Criativo da Costa Nova recebe “Tripula” dos castelhanos Farrés Brothers i Cia e há uma sessão do espetáculo “O Urso Que Não Era” na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.
A tarde arranca com “Papamundos”, no Cais Criativo da Costa Nova, mais uma sessão de “Tripula” e, a fechar o festival, “Solo”, de Roi Borrallas, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.
Ao longo dos três dias, há sessões gratuitas de Teatro Dom Roberto, por Filipa Mesquita, da Teatro e Marionetas de Mandrágora, e por Ricardo Ávila, da VumTeatro.
Os bilhetes para o Palheta custam entre os três e os oito euros e estão disponíveis nas bilheteiras físicas da Casa da Cultura de Ílhavo e da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. Os interessados podem ainda adquirir bilhetes “online”, na BOL. O espetáculo “Papa mundos” e as sessões de Teatro Dom Roberto são gratuitas.
O festival é organizado pelo município de Ílhavo através do projeto cultural 23 Milhas.










