Última Hora
Pub

Alunos da UA receberam Bolsa Novos Talentos da Gulbenkian

Reconhecimento celebra o mérito e potencial de cada bolseiro, com apoio económico e formativo

Seis estudantes da Universidade de Aveiro (UA), de diferentes áreas de formação, foram selecionados para a prestigiada Bolsa Gulbenkian Novos Talentos, atribuída pela Fundação Calouste Gulbenkian a jovens de excecional mérito académico no ensino superior português. Os distinguidos são Francisca Menezes, Margarida Pinhão, Júlia Gonçalves, Ricardo Rocha, Simão Santos e Ana Lope.

As Bolsas Novos Talentos têm como propósito «identificar e apoiar o talento de estudantes excecionais e estimular a iniciação à investigação» em áreas como biologia, geologia, física, matemática e química, mas também em todas as áreas das humanidades, incluindo artes e ciências sociais. A atribuição destas bolsas constitui, assim, um reconhecimento público do mérito e do elevado potencial científico de cada bolseiro.

Bolsa não se limita ao apoio financeiro

Com o apoio financeiro, que pode chegar a atingir 3 500 euros, os estudantes têm a oportunidade de frequentar formação avançada, participar em conferências e escolas de verão, realizar estágios, aprender novas línguas ou adquirir livros e material de laboratório. O programa inclui ainda acompanhamento por tutores, comissões científicas, workshops e retiros científicos, numa vertente integrada que pretende apoiar o percurso académico e a iniciação à investigação.

Entre os premiados, Simão Santos, quem é estudante do 1.º ano do Mestrado em Biomateriais e Nanomedicina, destacou em entrevista ao Diário de Aveiro a importância de ter sido novamente selecionado para o programa. «Ser bolseiro Gulbenkian pela segunda vez consecutiva representa para mim não só o prestígio e mérito de pertencer à grande família de bolseiros da Fundação Calouste Gulbenkian, mas também a prova de que todo o esforço e dedicação dados aos estudos valem a pena», afirmou.

«Uma oportunidade única»

Para o jovem investigador, esta distinção é «uma oportunidade única» que o impulsiona no mundo da investigação científica, permitindo criar ligações com investigadores reconhecidos e com outros estudantes nacionais e internacionais em início da sua carreira na investigação científica.«Este ano tenho o privilégio de ter como tutora a Dra. Mariana Oliveira, que, com toda a certeza, será uma grande ajuda no meu crescimento académico e pessoal», destacou Simão Santos.

A distinção destes seis estudantes procura reforçar a presença da UA entre as instituições nacionais com maior número de jovens talentos reconhecidos pela Fundação Calouste Gulbenkian, confirmando a qualidade da formação e da investigação desenvolvida no seio da academia aveirense.

Novembro 20, 2025 . 09:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right