Última Hora
Pub

Há mais cientistas da UA entre os mais influentes do mundo

Os cientistas da Universidade de Aveiro são cada vez mais a integrarem o “ranking” que apresenta os mais influentes e com o maior impacto na comunidade. São avaliados em 22 áreas

Entre os 230.333 cientistas listados como os mais influentes ao longo da carreira, 73 pertencem à Universidade de Avei­ro, mais sete do que o ano passado. Já os 98 cientistas desta academia com maior impacto, os mais citados, em 2024, mais 11 do que em 2023, integram uma lista de 236.313.
O impacto mundial da carreira dos cientistas foi recentemente atualizado no estudo anu­al coordenado por John Ioan­nidis, da Universidade de Stanford (EUA), baseado nas métricas de citação da base de dados Scopus da Elsevier, no ano de 2024.

Conhecido como “Stanford World’s Top 2% Scientists”, este estudo, que se apresenta em formato de ranking, baseia-se em «dados padronizados que abrangem várias métricas, co­mo citações, índice h, índice hm ajustado por coautoria e um indicador composto que inclui citações com base na posição de autoria, combatendo a autocitação e oferecendo uma visão anual dos cientistas com melhor desempenho a nível mundial».
O estudo avalia os cientistas em 22 áreas e 174 disciplinas científicas e apresenta duas listas, distinguindo os cientistas com o melhor desempenho, tendo em conta a influência e impacto alcançados na sua área científica ao longo da carreira, e apenas no ano de 2024.

Os cientistas de Aveiro integram o CICECO - Instituto de Materiais, CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações, IT - Instituto de Telecomunicações, Laboratório Associado para a Química Ver­de da Rede de Química e Tecnologia, RISCO - Riscos e Sustentabilidade na Construção, Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, i3N - Instituto de Nanotecnologias, Nanomateriais e Nanociências, IEETA - Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática, GOVCOPP - Governação, Com­petitividade e Políticas Públicas, iBiMED - Instituto de Biomedicina, WJCR - Centro de Investigação William James, CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saú­de e o GEOBIOTEC - Geobiociências, Geotecnologias e Geo-engenharias.

Setembro 25, 2025 . 08:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right