
Navio-Museu Santo André encerra a visitas para trabalhos de manutenção
Em nota enviada ao Diário de Aveiro, a Câmara Municipal de Ílhavo explica que esta intervenção é de rotina obrigatória, sendo realizada a cada cinco anos.
Prevê-se que o navio regresse ao seu cais habitual, no Jardim Oudinot, no final do ano, retomando então as visitas ao público nos moldes habituais.
O Navio-Museu Santo André é um polo do Museu Marítimo de Ílhavo, fez parte da frota portuguesa do bacalhau e pretende ilustrar as artes do arrasto. «Este arrastão lateral (ou “clássico”) nasceu em 1948, nos Países Baixos, por encomenda da Empresa de Pesca de Aveiro. Era, à época, um navio moderno, com perto de 71 metros de comprimento e porão para 20.000 quintais de peixe (1.200 toneladas)», lê-se na nota de imprensa.
A câmara municipal explica que, a partir do fim dos anos 1970, surgiram restrições à pesca em águas exteriores, que resultaram, nas décadas posteriores, no abate de grande parte da frota. «O Santo André não escapou a essa tendência, sendo desmantelado a 21 de agosto de 1997. Após esse momento iniciou-se o processo de reconversão em navio-museu, tendo aberto ao público em agosto de 2001».












